A artista plástica e jornalista Vitória Bassaia morreu aos 68 anos, nessa quarta-feira (15), no Hospital Santa Casa, em Cuiabá. Ela estava internada há dois dias por conta de problemas de saúde. A família informou que o velório será realizado na tarde desta quinta-feira (16), na Capela Jardim, em Cuiabá.
Leia também
Jornalista cria 'museu virtual' com imagens que mostram passado: 'saudosismo e resgate da história'
Há alguns dias, Vitória Bassaia escreveu: "Quando eu partir quero bolo balinha e balão. Não quero reza de ladainha. Quero riso e cantoria. A morte deveria ser comemorada assim como o nascimento. Sou Gulosa! Gosto de Beijo. Abraço. E Prosa."
O filho informou que o desejo será respeitado e a despedida terá arte, música e poesia. Carioca, a artista plástica morava em Mato Grosso desde 1981. Além de pintora, gravurista, conceitualista e escultora, desenvolvia pesquisas com pigmentos naturais e materiais recicláveis desde 1985.
Em 1992, Vitória Bassaia começou o projeto Galeria do Povo, fazendo interferências urbanas, com murais em caixa alta, em fachadas de casas, lojas, muros, feiras e clubes, com o propósito de levar a arte às ruas. Atualmente, a artista plástica morava em Várzea Grande, onde tinha um ateliê.
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT). Ela foi lembrada como uma das "personalidades mais inquietas, compreensivas e criativas de Mato Grosso", de "alma serena e grandiosa". A morte de Vitória Bassaia também gerou comoção entre os artistas de Cuiabá.