A 12ª edição do Festival Braseiro, que aconteceu no sábado (18), reuniu mais de 6 mil pessoas no Sesi Papa, em Cuiabá. O evento é também o maior festival de carne filantrópico do país, pois destina 100% de seu lucro para instituições de caridade de Cuiabá e Várzea Grande.
Leia também
De MT para o mundo: Pacha Ana leva música autoral em shows por mini turnê na Europa
Para o servidor público Edson Gomes, o Braseiro já faz parte do calendário de eventos de Mato Grosso e a cada edição fica mais atrativo e organizado, o que torna ainda um ambiente familiar.
“Eu só não fui na primeira edição e me arrependi. Depois passei a ir em todas e hoje eu e minha esposa nos sentimos seguros em trazer nossos dois filhos, de 6 e 10 anos. A cada ano o Braseiro melhora em tudo”, comenta.
Ao longo de seis horas, quem passou pelo Festival Braseiro pode visitar 82 estações e saborear os mais variados tipos de cortes e preparos de carnes bovina, suína, de carneiro, de frango, peixes e ainda sobremesas. Entre as opções, tem parrilla, carnes assadas no fogo de chão, hambúrguer, paella de frutos do mar e sobremesas.
O publicitário João Paulo Paixão acompanha o Braseiro desde sua concepção, inicialmente trabalhando na parte de organização do evento e há dez edições como churrasqueira voluntário. Ele ficou responsável pela estação Bife do Vazio acompanhado de baguete de creme de alho.
“Tenho muito orgulho em fazer parte dessa festa e oferecer aos visitantes um prato feito com muito carinho e ingredientes de qualidade”, afirma.
Desde 2016, o evento já repassou aproximadamente R$ 2,2 milhões em doações e este ano beneficiará 46 entidades sem fins lucrativos de Cuiabá e Várzea Grande. Além do lucro obtido com a venda de ingressos, também há arrecadação com dois estacionamentos oficiais do evento e venda de alimentos e bebidas não inclusos.
Todos os materiais recicláveis descartados, principalmente as latas de bebidas de alumínio, ainda serão destinados à Associação dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Várzea Grande. Durante o evento foram ainda comercializadas camisetas com estampa em alusão ao Rio Grande do Sul, cujo lucro das vendas será destinado às vítimas das enchentes que assolam o estado.
“Reunimos um recorde de público e de voluntários, mais de 700. Do início ao fim da festa o público pode degustar das melhores carnes que temos em nosso Brasil. Agora vamos começar a trabalhar pelo Braseiro em Rondonópolis, também 100% filantrópico e com mesma qualidade”, destaca Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Associação Festival Braseiro.
A próxima edição do Braseiro será realizada em Rondonópolis, em setembro.
Entidades beneficiadas
As entidades contempladas pelo 12º Festival Braseiro são: Associação Bem Viver (VG); Associação de Apoio às Mães e Pessoas Especiais (VG); Associação Nativo (VG); CEAF (VG); Cenprhe (VG); Centro de Promoções Humanas Bom Pastor (VG); CT - Vila Sadia; Instituto Luz do Amanhã (VG); Rotary Porta do Norte (VG); Crescendo com Arte e Educação; AACC; Comunidade São Sebastião; Irmão Praeiro; Kolping Morada da Serra; Abrigo Bom Jesus; ICEMAT; Ascafabo Restaurando Vidas – MT; Lar Aconchego; MT Mamma; Obras Sociais Seara Espírito de luz; Comunidade Alma Missionária; Instituto Atitude; Obras Sociais Joanna Angelis; Associação Pestalozzi; Associação Espírita Esperança; Jovens Com Uma Missão – Jocum; Paróquia São João Bosco; Associação Pia União de São João Bosco; Associação Divina Misericórdia; Associação Mato-grossense Pró Idosos – AMPI; Sociedade Hípica Cuiabana; Associação Pestalozzi; Missão Enchei-vos; Amar MT; Associação São Francisco de Assis; Conferência Vicentina Santa Madre Teresa de Calcutá; Creche Boa Vontade; Instituto da Paz; Casa Lar V CBA; Santuário Eucarístico São João Paulo II; Sesc Mesa Brasil; Associação Espírita Esperança; Hospital Geral; Projeto Banda Fanfarra DLC; e Apoc – MT