Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Comportamento

6km em chapada

Servidora cria a própria corrida de rua para comemorar aniversário: 'um dos melhores momentos da minha vida'

Foto: Arquivo pessoal

Servidora cria a própria corrida de rua para comemorar aniversário: 'um dos melhores momentos da minha vida'
Para comemorar o aniversário de 32 anos, a servidora pública Valéria Thaís, criou a própria corrida de rua no domingo (16), em Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá), a “VahCorrer”. Os 80 convidados da aniversariante percorreram o trajeto de 6 km pelas ruas da cidade e tiveram direito a kit personalizado, inspirado nas competições profissionais. 


Leia também 
Grupo de maracatu cuiabano realiza ato público após intolerância: 'fomos ameaçados com barra de ferro'

Ao Olhar Conceito, Valéria conta que se inspirou em ideias que encontrou na internet, mas deu seu toque especial, já que queria que os convidados se sentissem especiais e motivados a participar, já que a maioria não corre. A comemoração começou cedo e, por isso, ela planejou também um café da manhã para os convidados. 

Com ajuda do irmão, que administra a distribuidora de bebidas da família em Chapada dos Guimarães, a servidora conseguiu patrocínio para as camisetas personalizadas da primeira edição da VahCorrer. 

“Tive pessoas especiais que viram o potencial disso tudo antes mesmo de mim, eu brincava falando ‘é só um aniversário”, mas esses amigos afirmavam que não seria só um aniversário… E eles estavam certos, não foi. Sem qualquer pretensão, apenas com muito amor e carinho, tudo foi se tornando muito maior”. 

Quando começou a registrar o processo de planejar o aniversário, Valéria percebeu o quanto os amigos e familiares estavam engajados na comemoração, além de pessoas de fora que também começaram a pedir para participar ou oferecer patrocínio. 

Foram 158 convidados, 98 confirmaram presença e 80 correram no dia da “VahCorrer”. “Ainda tinha nos bastidores familiares e amigos ajudando, sendo carro de apoio, fotógrafos, cuidando do café da manhã. Meu pai que com todo amor do mundo acordou super cedo para fazer o café e o chá. Meu marido que deixou de correr para cuidar de toda a organização por trás, a secretária de Esporte de Chapada dos Guimarães que deu apoio, a Polícia Militar de Mato Grosso que estava posicionada estrategicamente… Eu não fiz nada sozinha”.  

Valéria convidou 158 pessoas e, 80 correram 6km pelas ruas de Chapada dos Guimarães. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo os amigos que nunca correram decidiram se preparar e treinar para participar da VahCorrer, conta Valéria, orgulhosa. Na memória, a aniversariante conta que guarda os sorrisos de cada um dos convidados e as cenas de superação. Para ela, foi gratificante ver as pessoas queridas cruzando a linha de chegada e ultrapassando os próprios limites durante o percurso. 

“Foi um dos melhores momentos da minha vida, não por ser uma celebração ao meu aniversário, mas sim por ver o que isso significou para a individualidade de cada pessoa que apenas decidiu tentar, nem todos correram, alguns caminharam, e não tem problema. A intenção principal era se divertir, depois concluir. Não é a distância, o pace ou tempo que valem no final de tudo, mas sim a decisão de ir”. 

Paixão pela corrida 

No ano passado, Valéria, que ama o momento de comemorar mais um ano de vida, escolheu a temática junina para atravessar mais um ciclo. No entanto, ela explica que, em 2024, o evento de aniversário “precisava ser diferente”, já que ela teve a vida transformada pelo esporte. 

“Mudou tanto a minha vida, meu jeito de olhar as dificuldades, de enfrentar aquilo que parece insuperável, além de me trazer pessoas que celebram o meu jeito de ser e jamais me deixam esquecer de que eu posso muito mais do que imagino, inclusive esse é o lema do meu box de Crossfit O.M.A: você pode mais do que imagina”. 

A servidora brinca que, na época de escola, não gostava das aulas de educação física, mas foi no esporte que ela encontrou a solução para algumas questões internas. Valéria ressalta que o pós-pandemia da covid-19 foi crucial para a mudança de vida. 

“Principalmente para incentivar o meu marido, já que eu brinco que sem mim ele não vai, que eu comecei a fazer Crossfit, ele ia comigo e aos poucos fomos fazendo da turma das 5h50 um grande grupo de amigos. A amizade era o nosso maior incentivo. Passar a manhã com aquela galera foi se tornando parte da nossa vida e com isso outras portas foram se abrindo”. 

Para Valéria, ver os convidados se preparando para completar a prova e atravessando a linha de chegada foi inesquecível. (Foto: Arquivo pessoal) 

Foi durante uma competição de crossfit que Valéria passou por uma “virada de chave”. Ela se surpreendeu quando, mesmo não tendo afinidade com a modalidade, conseguiu completar a prova em 2º lugar ao lado do time. Ainda assim, a servidora ressalta que “não foi amor à primeira vista”. 

“Na época, conversava com um amigo e disse: ‘eu odeio correr, odeio começar a correr, odeio continuar correndo, sempre me pergunto qual a razão de estar ali’. E ele me questionou se eu não deveria procurar algo que eu realmente gostasse, então. Mas minha resposta foi:’eu amo o final. Amo ver que consegui, que venci minha própria mente. O final é recompensador’. 

A sensação “do final” fez com que a servidora continuasse correndo e completando os percursos. No final do ano passado, ela decidiu participar do Ultramacho após o convite de uma amiga. 

Mesmo enfrentando problemas pessoais, a servidora aceitou o desafio de correr 12km pela primeira vez. Até então, o máximo de Valéria era um percurso de 5km. “Surpreendentemente fiquei em segundo lugar na minha faixa etária, eu nem subi no pódio porque fui embora na sequência, não esperava de jeito nenhum. Foi aí que eu me encantei verdadeiramente pela corrida”. 

Para Valéria, a corrida provoca a sensação de “ser capaz de tudo”, desde que haja dedicação durante o processo. “Quando estou correndo eu consigo colocar tudo em ordem no meu interior, e aquilo que antes era extremamente penoso, hoje é prazeroso. Não digo que é fácil, ela me tira da minha zona de conforto, cada dia é uma nova superação”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet