Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

padroeira indígena

Indígenas Venezuelanos Warao realizam festa de Nossa Senhora da Consolata em Cuiabá

Foto: Assessoria

Indígenas Venezuelanos Warao realizam festa de Nossa Senhora da Consolata em Cuiabá
Pela primeira vez em Cuiabá, os venezuelanos da etnia Warao realizarão a festa de Nossa Senhora da Consolata, padroeira da comunidade indígena na capital.

 
A festa contará com missa, apresentações culturais, exposição de peças de artesanato, e disputas esportivas durante três dias, começando na sexta-feira (21), com encerramento no domingo (20), na comunidade localizada no bairro Nova Esperança.

Leia mais
‘Divertida Mente 2’ estreia nos cinemas; streaming tem RuPaul’s Drag Race e Casamento às Cegas

 
Os Warao vivem em Cuiabá há mais de quatro anos e lutam por território para reunir todos os indígenas que atualmente vivem em situação de vulnerabilidade social e não possuem um local definitivo para viver. Ainda vivem na expectativa da doação do terreno pela prefeitura de Cuiabá.
 
Os indígenas venezuelanos estão em locais divididos, sendo uma parte no abrigo Manoel Miráglia, outra no bairro Jardim passaredo e o terceiro grupo no terreno alugado no bairro Nova Esperança, sentido Santo Antônio do Leverger.
 
A cacique dos Warao na Comunidade Nova Esperança, Hernaida Estrella, afirma que esta é a primeira festa em homenagem a Nossa Senhora da Consolata, que é a padroeira da comunidade em Cuiabá. "Vamos celebrar nossa fé e celebrar nossa cultura Warao, queremos reunir todos para este momento importante".
 
Na sexta-feira (21) haverá exposição de artesanato, jogos de futebol, gincana, apresentações de dança e oração. No sábado (22), jogos de vôlei e jogos recreativos. O último dia, domingo (23), será marcado pela missa em honra a Nossa Senhora da Consolata, apresentações culturais e almoço compartilhado. As ações começam às 8 horas.
 
Para a realização da festa, os Warao mobilizaram a rede de voluntários e colaboradores para contribuir com os alimentos e estrutura para festa. Doações também estão sendo recebidas na própria comunidade Nova Esperança ou pelo pix da cacique Hernaida (706.962.692.44). Mais informações – 65 99642-4976 (Marcela Brito).

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet