Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Colunas

ficção científica

Dica de cinema: Sci-fi tenta profecia, mas tropeça em maneirismos

Foto: Reprodução

Sci-fi tenta profecia, mas tropeça em maneirismos

Sci-fi tenta profecia, mas tropeça em maneirismos

A ficção científica que versa sobre o conflito de classes, traz dois importantes atores brasileiros encorpando uma produção hollywoodiana, Wagner Moura e Alice Braga. O mencionado conflito e os atores são exatamente aquilo que me atraiu até uma sala de cinema para ver Elysium, do diretor sul-africano Neill Blomkamp, o mesmo de Distrito 9 (2009).

O filme começa com a ambientação comum às narrativas cinematográficas e o faz de forma literal e didática. Com isso, perde de forma um tanto tosca a oportunidade de revelar as abismais injustiças sociais com naturalidade. A inteligência do público se torna dispensável. Max (Matt Damon) trabalha em condições insalubres e, em decorrência disto, é diagnosticado com apenas cinco dias de vida.Sua esperança é invadir Elysium, uma espécie de planeta artificial onde habita a classe dominante, e onde qualquer doença pode ser curada em segundos.

O filme pode ser premiado pelos seus cenários, figurinos e maquiagem. Impressionam. Os brasileiros convencem, e fica evidente que Wagner recebeu o convite para filme por seu Capitão Nascimento. Mas eles só estão ali por um motivo mais relevante, que é bem questionável: a favelização do planeta, pelo menos de Los Angeles, seguida pela latinização do mesmo.

A desigualdade social no cinema sempre será um tema oportuno, como também, será oportuno em qualquer outra vertente artística, dado o caráter subversor que a arte propõe e proporciona. Mas em Elysium essa subversão não se realiza. O filme está impregnado de clichês e maneirismos cinematográficos desnecessários que o tornam um filme igualmente desnecessário. E essa impressão fica potencializada para qualquer um que já tenha visto a trilogia Matrix, ou outra obra do gênero.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet