Desde 2023, a multiartista cuiabana Amanda Homem, de 30 anos, retomou as aulas de pintura em tela para crianças (a partir de 8 anos), adultos e idosos, que começaram acontecer na casa dela em 2017, mas ganharam o próprio espaço na Galeria Mandala, no bairro Goiabeiras, em Cuiabá. Amanda é um dos nomes da nova geração de artistas mato-grossenses, com uma carreira que inclui exposições em Berlim, Paris, Tailândia, Portugal, São Paulo e Rio de Janeiro.
Leia também
'Fiquei feliz', agradece Gisele Bündchen após ter onça nomeada com seu nome no Pantanal de MT
Em 2021, ela decidiu expandir o modo de fazer arte para o mundo digital, quando foi selecionada no Festival do Minuto de 2022 pela colagem animada "Solidão" e recebeu o troféu NANOminuto. Amanda também é pioneira na arte em NFT em Mato Grosso, levando a cultura mato-grossense para o cenário global.
Além da arte, ela ainda participa ativamente de projetos culturais que abrangem circo, artes visuais e tecnologia. A experiência que adquiriu como artista é passada para os alunos durante os módulos que foram pensados para desenvolver o olhar criativo dos alunos por meio de técnicas de pintura e observação.
Amanda explica que como a estrutura do curso é modular, as aulas permitem que cada um evolua no próprio ritmo.
“O curso é essencialmente prático, com foco no manuseio dos materiais, propriedades das cores, perspectiva, valores tonais, desenho e composição. Nos primeiros módulos, eu seleciono os temas com base no nível de habilidade de cada aluno, e conforme eles ganham confiança, passam a escolher suas próprias referências”.
As aulas são abertas para todos que estiverem interessados no desenvolvimento da criatividade, independente do nível de experiência ou contato com os materiais usados, destaca a artista. Mesmo com aulas em grupo, a proposta de Amanda é oferecer um acompanhamento individualizado.
“Inicialmente, muitos se sentem intimidados pelas referências e duvidam de sua capacidade de realizar o trabalho. Durante o processo, é comum que surja uma certa ansiedade para ver o resultado final, mas procuro orientar os alunos a focarem no momento presente e no aprendizado durante o exercício”.
Quando os alunos terminam os trabalhos pintados em sala, as reações são motivo de comemoração também para Amanda. “No final, a surpresa e o orgulho pelo que criaram são constantes, o que os motiva a continuar aprimorando suas habilidades”.
Bazar de arte aos domingos
Além das aulas de pintura, Amanda se une a outro artista renomado no cenário mato-grossense, André Gorayeb, o “Gora”, em um bazar de arte realizado aos domingos na Galeria Mandala. Neste mês, a próxima edição está marcada para acontecer neste domingo (27), das 14h30 às 19h30. Amanda conta que a ideia do evento surgiu não apenas como forma de expor as obras, mas também de aproximar a arte do público.
“O bazar nos proporciona uma conexão mais próxima com nossos colecionadores e abre oportunidades para que novas pessoas conheçam nosso trabalho. Passamos o dia na galeria, interagindo com os visitantes e apresentando nossas criações”.
A Galeria Mandala foi escolhida pelo casal de artistas por ser um ambiente acolhedor e que remete à cuiabania. “A estrutura da galeria, com seu jardim e paredes revestidas de argila, é um convite natural para atrair visitantes”.
Em cada bazar, Amanda e Gora disponibilizam uma variedade de produtos, que também inclui obras originais, como pinturas e desenhos, além de objetos de decoração como prints, adesivos e pins. “O bazar acontece regularmente, o que nos mantém em constante produção e renovação das peças”.
Para inscrição das aulas de pintura: https://docs.google.com/forms/d/1qmGUlZiaVKVxt2aOfnEQLkDkf4hC4OjIojgMz3LthKc/edit
portifolio dos artistas:
Portfólio dos artistas:
Amanda -
https://www.behance.net/amandahomem
Gora -
behance.net/andregorayeb