Olhar Conceito

Domingo, 23 de março de 2025

Notícias | Política Cultural

nesta quarta

Comitê de Cultura promove bate-papo presencial sobre oito editais da Aldir Blanc abertos em MT

Foto: Reprodução

Comitê de Cultura promove bate-papo presencial sobre oito editais da Aldir Blanc abertos em MT
Para contribuir com as informações sobre seleções de projetos culturais, o Comitê de Cultura de Mato Grosso realiza o “Papo PNAB: A importância da Política Nacional Aldir Blanc para o setor cultural de Mato Grosso”, nesta quarta-feira (29), às 19h, na Academia Mato-grossense de Letras (Casa Barão de Melgaço), no Centro de Cuiabá. Em Mato Grosso, oito editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), lançados pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) estão com inscrições abertas. 


Leia também 
Lago privativo, ‘castelo’ de adobe e chalés: Chapada dos Guimarães tem hospedagens em lugares únicos no cerrado


O evento é voltado para artistas e produtores culturais e a participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário: https://forms.gle/u6K8zLwmp5NHKagx6.

Participam do bate-papo com os fazedores de cultura da Grande Cuiabá: a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia da Silva Viana; o secretário-adjunto de Cultura da Secel/MT, Jan Moura; o vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, DJ Taba; e a presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Luciene Carvalho.

A proposta é abrir um espaço de conversa sobre a importância dos editais culturais em Mato Grosso, desenvolvidos com recursos federais, bem como tirar dúvidas dos interessados sobre as especificidades de cada seleção.

O evento é uma parceria entre o Comitê de Cultura de Mato Grosso, a AML, a Secel/MT e o MinC.

Sobre a Pnab 

A principal característica da PNAB é previsão de atuação permanente, diferente da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo, que são emergenciais. 

O governo federal entregará aos estados, Distrito Federal e municípios, a cada ano, durante 5 anos, em parcela única anual, o valor correspondente a três bilhões de reais. O primeiro ano desses cinco foi 2024, com execução em 2025.

Sobre o Escritório do MinC em Mato Grosso

Cuiabá é sede do Escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso e a equipe realiza atividades de articulação com o Estados e os municípios mato-grossenses, executa as políticas públicas culturais federais e atende os cidadãos sobre a aplicação de tais políticas.

Sobre o Comitê de Cultura 

É gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC, atendendo ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (Portaria MinC  nº 64/2023), coordenado pela secretária Roberta Martins. Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), sob coordenação de Plínio Marques, Vannessa Jacarandá e Romulo Fraga.

O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso, em territórios prioritários aprovados na concorrência pública.

Mais informações: @comiteculturamt no Instagram ou (65) 9 9980-2100.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet