Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Submundo colombiano é retratado em exposição em São Paulo

Imagens violentas do submundo de Bogotá, capital colombiana, são a base da exposição “Símbolo Pátrio”. A mostra reúne trabalhos de Edwin Sanchez criados desde de 2000, e que busca reflexões sobre temas relacionados à violência urbana e política, legalidade e condições humanas.

Na obra 'Los Heroes en Colombia si existen' o artista contrata um casal para transar em frente as câmeras, a locação é o próprio lugar de trabalho da prostituta. Seu parceiro é um soldado mutilado do exército colombiano. Durante as cenas de sexo há diálogos entre artista e contratados onde figuram situações de heroísmo, explica Renan Araujo em texto feito para a exposição em São Paulo.

Na obra que dá título à exposição o colombiano registra todas as etapas na compra de uma arma no mercado negro de Bogotá. Em 'Desapariciones' Edwin entrevista figuras chave de uma guerra civil. Os entrevistados respondem à pergunta “como desaparecer um corpo?”.

Segundo texto de apresentação, "ao mesmo tempo que suas obras causam certo choque ou estranhamento, há uma delicadeza na contundência das condições humanas em que o artista busca apresentar. Os cenários do submundo colombiano e seu envolvimento com estes personagens chamam atenção para as condições de vulnerabilidade e fragilidade em que vivem estes indivíduos".
Símbolo Pátrio
Galeria Jaqueline Martins
De 08/10/13 a 09/11/13
Grátis
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros
Seg. a sex., 12h /19h; sáb.12h/17h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet