O primeiro espaço cultural voltado à comunidade LGBTQIAPN+ de Mato Grosso, localizado no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá, realizará neste fim de semana a Feira da Diversidade. Com o objetivo de comemorar o primeiro ano de funcionamento do Ponto de Cultura e Casa de Acolhimento MT Queer, o evento gratuito acontece no sábado (28) e no domingo (29).
Leia também
Bar 44 anuncia encerramento atividades após quatro anos em Cuiabá: 'não é um adeus'
A programação inclui apresentações artísticas, desfile de moda sustentável, shows de artistas LGBTQIAPN+, além de manifestações da cultura popular mato-grossense e um bingo solidário, cujo prêmio principal será uma TV de 50 polegadas.
“Nossa programação é o reflexo de um ano de trabalho coletivo e resistência cultural. Queremos mostrar o quanto a cultura transforma vidas, principalmente nas periferias”, afirma Elton Martins, diretor da Associação Cultural MT Queer.
Um ano marcado por impactos sociais e culturais
Entre junho de 2024 e junho de 2025, o Ponto de Cultura MT Queer realizou mais de 80 ações presenciais, entre oficinas, cursos, festivais e mostras de cinema por meio de parcerias com SECEL/MT, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo. O espaço realizou mais de 2.500 atendimentos presenciais, incluindo 16 crianças participantes do projeto de balé e 23 pessoas acolhidas na Casa de Acolhimento LGBTQIAPN+.
Josy Campos, mulher trans, multiartista e integrante da Casa de Acolhimento MT Queer, relatou em entrevista ao Olhar Conceito que enfrentava muitas dificuldades, como a falta de acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho, e que após o acolhimento “tudo começou a mudar”, afirma.
“Foi aqui que eu tive a oportunidade de retomar os meus estudos e hoje, com muito orgulho, sou universitária: estou cursando Sonoplastia pela MT Escola de Teatro. Um sonho que parecia distante, mas que com apoio, virou realidade. Além disso, pude conquistar algo que sempre desejei: trabalhar com arte, viver daquilo que me faz feliz, mesmo sabendo que ainda existem muitos desafios e preconceitos”, explica a multiartista.
MT QUEER
O MT Queer é um coletivo e produtora independente que se destaca no cenário audiovisual por abordar, com criatividade e sensibilidade, temas ligados à diversidade, inclusão e igualdade. Com mais de 16 milhões de visualizações no YouTube e cerca de 500 mil seguidores acumulados em suas redes sociais, tornou-se o maior canal de audiovisual LGBTQIAPN+ do Centro-Oeste.
O reconhecimento nacional e internacional conquistado pelo grupo consolida o MT Queer como um importante portal de visibilidade para artistas e criadores LGBTQIAPN+ de Mato Grosso. Além da produção de conteúdo, o coletivo atua também no campo social, oferecendo acolhimento a pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade. As ações ocorrem no mesmo espaço onde são realizadas oficinas, cursos e formações voltadas ao fortalecimento da comunidade.
Programação completa da Feira da Diversidade
Local: Ponto de Cultura MT Queer – Bairro Osmar Cabral, Cuiabá/MT
Datas: 28 e 29 de junho de 2025
Horário: A partir das 18h
Entrada: Gratuita
28 de junho (sábado):
• Apresentação de Balé Infantil
• Desfile “Remendos de Jeans” (moda sustentável)
• Shows com artistas LGBTQIAPN+
• Show de encerramento com a dupla sertaneja Mateus e Ricardo
29 de junho (domingo):
• Apresentação de Siriri com o grupo Flor de Caju
• Bingo Solidário (prêmio: TV de 50 polegadas)
• Show de encerramento com Cesinha Mello, o “Pai do Lambanejo”