Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

exposição

Multiplicidade de perfis, cores e artes: Caleidoscópio na Casa do Parque

Foto: Divulgação

Multiplicidade de perfis, cores e artes: Caleidoscópio na Casa do Parque
Um exposição não com um, mas vários artistas de diferentes perfis, reunidos em uma explosão de cores. Não à toa “Caleidoscópio” foi o nome escolhido para a mostra, que acontecerá na Casa do Parque, em Cuiabá, aberta às 19 horas desta quinta-feira (10).

Leia mais: Por meio de atividades lúdicas e obras de arte, exposição "O Pantanal é aqui" alerta para o uso consciente da água

A exposição vai reunir Gonçalo Arruda, Charles Ribeiro de Mato Grosso e Ilton Silva de Santa Catarina exibirão suas obras que integrarão o espaço expositivo da casa. Tudo idealizado e preparado por Flávia Salem. “As obras que compõem a exposição Caleidoscópio são de tamanha alegria e colorido que fazem bem pra alma. São formas, mitos e danças que vão encantar o público”, avisou, ela.

Gonçalo Arruda, que começou sua carreira ainda criança, inspirou-se no artista plástico cuiabano Adir Sodré. Depois criou seu próprio estilo de pintar telas. Com incentivo e apoio de sua mãe aos 14 anos começou a participar de atividades na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde aprimorou o talento.

Conforme conta a assessoria de imprensa da Casa do Parque, seus quadros são os temas populares mato-grossenses como lambadão, rasqueado, cururu e siriri que o ramo das artes requer carinho e boa influência por onde passar ganhou oito prêmios em Mato Grosso. Irá expor na Casa do Parque 13 trabalhos novos.

“Precisamos de muita colaboração para expor as artes para o público, e a Casa do Parque é um ambiente agradável, conhecido e badalado, espero que vocês gostem, pois o olhar de satisfação das pessoas ao ver seu trabalho ali é muito gratificante”, diz Gonçalo Arruda.

Já Charles Arruda tem preferência pelas mandalas, objeto conhecido por ajudar na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida em torno da mandala e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem, uma arte muito usada pelos antigos povos.

Charles sempre gostou de produzir algo feito pelas suas próprias mãos, então resolveu fazer uma mandala para presentear sua esposa. O presente fez sucesso entre os amigos e hoje ele faz disto sua profissão. Elas são comercializadas no interior do Estado e recentemente Charles as introduziu em Cuiabá.

“Caleidoscópio me trouxe uma grande expectativa. Estou produzindo mandalas novas para a exposição na Casa do Parque e espero que as pessoas gostem. Me sinto realmente muito feliz, pois é uma oportunidade de compartilhar o meu trabalho”, observa Charles.

Desta vez a Casa do Parque também traz um Artista de Santa Catarina. Ilton silva começou a pintar aos sete anos e aos 11 produziu sua primeira tela.

Além de pintor é entalhador e escultor. Suas primeiras obras refletiam a sua infância pobre em contato com a natureza, como peixes e cavalos.

Em 1991 percorreu Estados Unidos, Portugal, Alemanha e França. Aos 50 anos, Ilton reconhece que a Casa do Parque se revela um espaço cultural muito interessante para a área artística.

Serviço: A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá- MT, Telefone: (65) 3365-4789. (Com assessoria da imprensa)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet