Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Cine Theatro Brasil é reaberto em Belo Horizonte com obras de Portinari

O Cine Theatro Brasil, fechado há quase 15 anos, foi reinaugurado em cerimônia para convidados na noite desta terça-feira (8) em Belo Horizonte. Para a reabertura, o espaço recebeu obras de Cândido Portinari. Desta quarta-feira (9) até 24 de novembro, a exposição vai estar aberta ao público.

A cerimônia de reabertura teve a presença de Milton Nascimento e versos recitados pela atriz Letícia Sabatella. Foram mais de duas horas de apresentações que homenagearam o pintor. As relíquias ficaram escondidas atrás da cortina até o fim da cerimônia, quando pontos de luz surgiram, revelando a beleza das obras.

A mostra tem, além das peças que faziam parte do cotidiano do artista, uma série que se destaca pelo tamanho e pela importância no cenário mundial: os painéis “Guerra e Paz”, com 14 metros de altura.

“A gente tentou preservar este ar dos anos anos 30, 40, quando isso aqui era glamoroso, quando ir ao teatro, à ópera, era um programa social, era um acontecimento”, disse o presidente da Associação Cine Theatro Brasil, Alberto Camisassas.
Os murais guerra e paz são formados por 28 placas de madeira de 2,2 metros de altura por cinco metros de largura. Cada um pesa 75 kg. A obra grandiosa foi encomendada ao pintor brasileiro no início da década de 50 para ficar exposta na sede das Organizações das Nações Unidas, de onde saiu apenas durante a reforma do prédio, em 2010. Na época, as pinturas vieram para o Brasil, onde passaram por uma restauração. Depois de Rio e São Paulo, a obra chega à capital mineira.
O filho do pintor, que dirige o Projeto Portinari, se emocionou ao ver as obras do pai expostas em Belo Horizonte. “Sinto, ao mesmo tempo, muita saudade, é claro, mas também muito orgulho. Porque eu acho que neste mundo em que nós vivemos, com tanta violência por toda parte, a mensagem dele é mais atual do que nunca. Ele, ao mesmo tempo que está fazendo a grande arte, ele está nos propondo uma poderosíssima mensagem humanística, social, ética, que tem o seu ápice justamente com “Guerra e Paz”. É aí que ele passa a grande mensagem de paz, de fraternidade, de luta contra as injustiças sociais. Tudo o que ele havia feito durante a vida está ali, em “Guerra e Paz””, disse João Cândido Portinari, filho do pintor.

Esta é a última oportunidade para ver a fascinante obra de Portinari no Brasil. Em novembro, os painéis seguem para Paris e, depois, voltam para a sede das Nações Unidas em Nova York.
“Uma belíssima recuperação, restauração do Cine Brasil e que será um espaço multiuso de grande valor para a nossa cidade que, dia a dia, vai ganhando mais e mais equipamentos culturais”, disse o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, durante a cerimônia.

“Eu acho que Belo Horizonte retoma de maneira muito tranquila uma posição que sempre teve, que agora, apresenta de modo mais robusto ainda de uma das principais cidades culturais de nosso Brasil”, afirmou o governador de Minas, Antonio Nastasia.

Na reforma do Cine Theatro Brasil, foram preservadas as mesmas características de quando ele foi criado, na década de 30. O espaço cultural fca localizado na Praça Sete, no hipercentro de Belo Horizonte.
O horário de funcionamento da exposição é das 10h às 19h, com entrada de graça. A mostra “Guerra e Paz”, de Portinari, vai até o dia 24 novembro e tem o apoio da TV Globo Minas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet