Olhar Conceito

Domingo, 19 de abril de 2026

Notícias | Cinema

cinema independente

Lab LA Fuente tem cinco dias de formação, atividades abertas ao público e feira com 40 expositores na UFMT

Lab LA Fuente tem cinco dias de formação, atividades abertas ao público e feira com 40 expositores na UFMT
Cuiabá recebe, a partir de segunda-feira (9), a 2ª edição do Lab LA Fuente - Laboratório Latino-Americano de Produção Criativa (Ecoa Cine Lab). Durante cinco dias, o evento transforma a capital mato-grossense em ponto de encontro do cinema independente latino-americano, reunindo realizadores, produtores, consultores e agentes do setor audiovisual.


Leia também 
Márcia Sensitiva, Lua de Sangue e Portal 3/3: astróloga explica o que há por trás do 'pior dia do ano' anunciado nas redes

A abertura ocorre no Cine Teatro Cuiabá, às 9h, com a performance “Evoé - Corpo Afro-latino em Movimento”, de Daya Brasil, seguida do painel “Da ideia à tela”, que reúne Gabriela Maire (Bolívia/México), Daniela Marinho (DF), Viviana Saavedra (Bolívia) e Rodrigo Antonio (Belém).

A programação do primeiro dia inclui ainda dinâmica entre projetos, exibição do longa “O Último Episódio”, de Maurílio Martins, com a presença do diretor, painel sobre a trajetória da produtora Filmes de Plástico e rodada de assessorias. A noite termina com discotecagem na Tchá Por Discos a partir das 20h30.

De terça (10) a quinta-feira (12), a programação segue para o Teatro Universitário da UFMT com oficinas, painéis e mentorias que abordam temas como políticas públicas para o audiovisual no Brasil profundo, estratégias de financiamento e coprodução latino-americana, além de debates sobre raça, gênero, território e impacto social no cinema.

As noites contam com programação cultural aberta ao público a partir das 20h30, incluindo Ensaio de Maracatu na Praça da Mandioca (terça) e apresentação de Samba no Chorinho (quinta), além de performances artísticas ao longo dos dias. 

Na sexta-feira (13), o laboratório se encerra com a atividade de pitch e premiação dos projetos participantes.

A programação completa do Lab LA Fuente pode ser acessada no Instagram oficial do evento: www.instagram.com/lafuentecine.

Inscrições gratuitas

As inscrições para participantes seguem abertas e garantem acesso à programação completa, com painéis, consultorias, atividades de networking e encontros com os profissionais convidados. A modalidade inclui certificado de 60 horas e participação imersiva nas atividades do laboratório.

Também há vagas para monitores e para a equipe de cobertura colaborativa, destinada a pessoas das áreas de fotografia, vídeo, redação, design e mídias sociais. A proposta é ampliar o envolvimento no evento e fortalecer a formação prática.

Interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link: https://bit.ly/lafuenteinsc

Feira cultural com 40 expositores

Paralelamente à programação formativa, o Lab LA Fuente realiza uma feira cultural de acesso livre no Teatro da UFMT, entre os dias 10 e 12 de março, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Ao todo, 40 expositores participam da feira.

O público poderá encontrar artesanatos, produtos naturais, acessórios, itens de vestuário e praça de alimentação, fortalecendo a economia criativa local.

Sobre o LA Fuente
 
O LA Fuente é uma rede latino-americana dedicada ao fortalecimento do cinema independente, reunindo produtoras do Brasil, Haiti, República Dominicana e Colômbia para promover uma indústria mais diversa e conectada aos territórios. A primeira edição do Lab LA Fuente, realizada em 2024, reuniu projetos desses países em imersões criativas e consultorias que consolidaram Cuiabá como ponto de encontro do audiovisual regional.

Financiada pela Lei Paulo Gustavo – Cinemotion de Formação, por meio do Governo de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), a 2ª edição do Laboratório Latino-Americano de Produção Criativa (Ecoa Cine Lab) é uma realização de Mutirum Instituto de Cultura e LA Fuente – Red Independiente de Cine.

O projeto conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT (Procev), CineClube Coxiponés e Projeto Paradiso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet