Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

exposição regional

Artesanato para todos os gostos:"Muxirum Cultural" estreia nesta sexta e ganha edição mensal

Foto: Reprodução/Ilustração

Artesanato para todos os gostos:
O que começou com conversas entre amigos no “Bulixo” do Sesc Arsenal torna-se agora um evento mensal de exposição artesanal, seja na gastronomia, arte, costura e muitos outras. E é exatamente para valorizar o artesanato matogrossense, o Pantanal Shopping dá início, neste fim de semana, ao projeto Muxirum Cultural.

De sexta-feira a domingo, 8 a 10 de novembro, na Praça de Alimentação, artesãos locais irão expor, divulgar e comercializar produtos regionais, tais como doces; artesanato; mandalas da fé; artes em tecidos, jornal e madeira, entre outros.

O projeto busca mostrar ao público, seja ele composto de cuiabanos “tchapa e cruz”, “paus rodados” ou até mesmo turistas, uma cultura regional viva que ultrapassa fronteiras, sem nunca perder seu formato original.

O Muxirum Cultural nasceu de conversas entre amigos no espaço “Bulixo”, do SESC Arsenal, em que artistas regionais têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos, que vão desde a arte até à culinária. “O que este projeto propõe é a universalização da cultura cuiabana, por meio de mostras, de forma bastante elaborada,
mantendo suas características regionais”, explica Enizete Gomes, que idealizou o projeto junto a Benedito Gomes.

Segundo a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Cíntia Tristão, o nome do projeto foi inspirado no termo Muxirum, que, segundo o linguajar cuiabano, significa um trabalho realizado em grupo, em mutirão. “E é isso que vamos ter aqui. A união de várias pessoas para a realização de um projeto cultural. Um Muxirum Cultural!”, conta a gerente.

O Muxirum Cultural entra para o calendário de ações do Pantanal Shopping e irá acontecer uma vez por mês. Em dezembro de 2013, o projeto ocorre nos dias 15, 16 e 17, mas, a partir de janeiro de 2014, o Muxirum Cultural passa a acontecer sempre no último fim de semana de cada mês.

Serviço

Local: Praça de alimentação do Shopping Pantanal
Data: 8 a 10 de novembro
Mais informações pelo telefone 3617-4001
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet