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Quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

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metas para 2014

Resoluções de fim de ano: 79% desistem nas primeiras tentativas, saiba como conseguir cumprir lista

Foto: Reprodução

Resoluções de fim de ano: 79% desistem nas primeiras tentativas, saiba como conseguir cumprir lista
Entra ano e sai ano, e as listas de resoluções continuam sendo feitas para ajudar a alcançar os objetivos. Porém, mesmo que seja uma constante nos inícios de ano, as listas de resoluções nem sempre são seguidas à risca. As resoluções variam mas, geralmente, são referentes a mudanças, e até coisas possíveis e impossíveis. Uma pesquisa da Isma-BR (International Stress Management Association) revelou que 33% das pessoas desistem das resoluções na primeira semana do ano, 46% no primeiro mês e apenas 21% conseguem cumprir as metas, ou seja, 79% desistem nas primeiras tentativas.

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Outra pesquisa do site 43things.com realizada todos os fins de anos traz as principais resoluções que as pessoas visam cumprir no decorrer do ano. A primeira e mais votada meta é: perder peso. Outras metas são mais práticas como guardar dinheiro, encontrar um emprego e fazer trabalho voluntário. Mas, outras são mais subjetivas como: ser feliz e se apaixonar.

Além disto, algumas pessoas elencaram na pesquisa metas diferentes como: beber mais água, se alimentar mais saudavelmente, fazer uma tatuagem e escrever um livro. E algumas pessoas vão além e possuem metas cômicas como: tirar fotos todos os 365 dias do ano.

Porém, como fazer uma lista de resoluções que realmente serão cumpridas? Os especialistas são unânimes neste ponto: tenha metas realistas e objetivas. Afinal, se a lista incluir tudo o que está errado na sua vida, é capaz de que as coisas permaneçam como estão. Então, para facilitar as resoluções de ano novo, o Olhar Conceito separou dicas para que realmente, saíam do papel e ganhem contornos na vida real.


"Resoluções? Eu? O que você está insinuando? Que eu preciso mudar? Bom, amigo, até onde eu sei, eu sou perfeito do jeito que sou". 

Tenha objetivos claros, específicos e realistas
"Não adianta dizer 'quero emagrecer' ou 'quero ser mais feliz' em 2014. Antes você precisa determinar quantos quilos deseja perder e o que você precisa para ser mais feliz", diz Ana Maria. Perder peso, aliás, é a resolução mais citada na pesquisa da Isma-BR, por 59% das pessoas, seguida por parar de fumar (56%), praticar atividade física regularmente (53%) e controlar gastos (48%). E elas têm mesmo tudo para serem abandonadas logo se você não criar metas mensuráveis e – muito importante! – realistas. Querer emagrecer 10 quilos antes do verão, que começa em poucos dias, por exemplo, só vai trazer frustração.

Monte um plano de ação
"Metas que definem claramente o que fazer e quando são mais fáceis de acompanhar e geram mais motivação", afirma o especialista em gerenciamento de projetos Augusto Campos, de Florianópolis (SC). Elabore um plano de ação e crie compromissos. Determine, por exemplo, que você vai correr 45 minutos por dia, ao menos duas vezes por semana. Ou jantar refeições leves no mínimo quatro vezes semanais. Para ajudar na organização, use uma agenda, um caderninho ou até um aplicativo. "O indispensável é escolher uma ferramenta que você saiba usar e especificar ao menos dez atividades", orienta Christian.

Reavalie o plano periodicamente
"Não adianta ter uma meta e só avaliar se deu certo no final do ano. Reserve um dia por mês para verificar o andamento das metas", recomenda Christian. Isso não significa que você precisa ser inflexível. Se for necessário fazer ajustes e alterar o planejamento no meio do caminho, faça sem medo. Para Ana Maria, a flexibilidade também vale para não jogar a resolução para o alto por causa de um desvio de percurso. "Não precisa devorar a torta inteira e abandonar a dieta só porque você comeu um pedaço de torta que não estava previsto. Compense aumentando o tempo na academia no dia seguinte e fazendo refeições mais leves por alguns dias", ela fala.

Aprenda com os fracassos
Quem resolve parar de fumar, perder peso e sair do sedentarismo fracassa, em média, quatro vezes antes de conseguir, de acordo com a Isma-BR. O número mostra o quanto mudanças de hábito são difíceis e exigem disciplina. Por outro lado, o fato de você já ter tentado cumprir uma resolução mais de uma vez e não ter conseguido tem uma vantagem. Quando uma resolução fracassa, é possível avaliar o que deu errado e não cometer os mesmos erros. No caso do tabagismo, por exemplo, pode ser que você tenha falhado porque precisa as ajuda de grupos de apoio para conseguir largar o cigarro.
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