Um pedaço do que é o Mato Grosso, para revelar um pouco da sua riqueza cultural, tradições e artesanato. Este recorte acontece no Pantanal Shopping e se chama Muxirum Cultural. Desta sexta-feira (24) até domingo (26), o rebuliço cultural quer compartilhar o que há de regional, e acontece todo último fim de semana de cada mês. E o clima de animação hoje será garantido por uma apresentação de Cururu e Siriri.
Leia também: Maquiagens que prometem benefícios à pele não podem ser mantidas no rosto durante a noite; veja malefícios
Durante os três dias, artesãos locais expõem, divulgam e comercializam diversos produtos regionais. Tem arte em tecidos, madeira, biscuit e jornal reciclado; redes cuiabanas e caminhos para mesa; viola de cocho e violinhas; mandalas da fé; telhas regionais e religiosas; luminárias em cano PVC; artesanato reciclado; jogos inteligentes; e ainda banana frita, piché, licores e doces.
Nesta sexta-feira (24), das 19h30 às 20h30, os visitantes também podem conferir à apresentação de Cururu e Siriri com grupos locais, viabilizada por meio de parceria entre o shopping e a Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá e a Federação Matogrossense das Associações de Grupos de Cururu e Siriri.
O Muxirum Cultural busca mostrar ao cuiabano de “tchapa e cruz”, ao “pau rodado” e ao turista, uma Cuiabá mais arrebalde, bairrista e próxima do secular, promovendo, assim, conhecimento acerca da cultura cuiabana, preservando e valorizando o seu formato artesanal.
Sobre o projeto
Resultado de uma parceria entre o shopping e um grupo de artesãos locais, o Muxirum Cultural, nasceu de conversas entre amigos no espaço “Bulixo”, do SESC Arsenal, em que artistas regionais têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos, que vão desde a arte até à culinária. “O que este projeto propõe é a universalização da cultura cuiabana, por meio de mostras, de forma bastante elaborada, mantendo suas características regionais”, explica Enizete Gomes, que idealizou o projeto junto a Benedito Gomes.
Segundo a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Cíntia Tristão, o nome do projeto foi inspirado no termo Muxirum, que, conforme o linguajar cuiabano, significa um trabalho realizado em grupo, em mutirão. “E é isso que vamos ter aqui. A união de várias pessoas para a realização de um projeto cultural. Um Muxirum Cultural!”, conta a gerente.