Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Festa de Santo

Bandeira do Divino Espírito Santo sobe rampa do Palácio Alencastro pela primeira vez

Foto: Tchélo Figueiredo

Bandeira do Divino Espírito Santo sobe rampa do Palácio Alencastro pela primeira vez
Em mais de cem anos de tradição, pela primeira vez a bandeira do Divino Espírito Santo e seus devotos subiram a rampa do Palácio Alencastro para ser recepcionados pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, na manhã desta terça-feira (07).

A solenidade marca a abertura dos festejos e a saída da esmola com a visita da bandeira às casas cuiabanas. A cerimônia que foi seguida de um tradicional chá com bolo.

Histórias da peça Colcha de Retalhos revelam lendas de várias regiões

“Esta é uma festa abençoada e marcante para a nossa Capital. É uma honra para mim e para minha esposa participar deste momento sagrado também para a cultura cuiabana”, afirmou Mauro Mendes.




A religiosidade cuiabana é uma das mais expressivas manifestações culturais Cuiabanas e a festa do Divino Espírito Santo é uma delas. A celebração é organizada por famílias tradicionais de Cuiabá. Todos os anos uma imperatriz e um imperador são eleitos, eles são os responsáveis pela promoção da festa. Este ano a devota Edileuza Monteiro da Silva e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Fabrício foram os coroados.

Lançamento

A abertura oficial dos festejos do Divino Espírito Santo ocorreu nessa segunda-feira (06), na Catedral Basílica de Cuiabá, com o Cenáculo e em seguida a Santa Missa, celebrada pelo cura da Matriz, padre Edimilto Mota.

Na ocasião, o imperador e imperatriz foram coroados e receberam as insígnias do Divino durante a missa. O levantamento do Mastro e a Bandeira do Divino, show pirotécnico e apresentação da banda da Política Militar de Mato Grosso preencheu a noite de abertura da festa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet