Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

no pantanal shopping

Muxirum Cultural invade o fim de semana com artesanato e cultura em evidência

Foto: Reprodução

Muxirum Cultural invade o fim de semana com artesanato e cultura em evidência
A cultura matogrossense em evidência é a proposta do Muxirum Cultural, que acontece todo fim de mês no Pantanal Shopping. De sexta-feira (21) a domingo (23) ocorre mais uma edição do Muxirum que tem como objetivo valorizar e preservar a cultura, proporcionando ao visitante a oportunidade de vivenciar um pouco dela.

Leia também: Scrapbook une paixão pela arte, papel, tecidos e colagem: agendas e cadernos personalizados

Durante os três dias, artesãos locais expõem, divulgam e comercializam diversos produtos regionais. O projeto integra o calendário fixo de ações do shopping e ocorre mensalmente na Praça de Alimentação, sempre no último fim de semana de cada mês.

Na edição deste mês, os artesãos apresentam arte em acrílico, tecidos, madeira e biscuit; cerâmica; viola de cocho e violinhas; mandalas da fé; telhas regionais e religiosas; luminárias em cano PVC; artesanato reciclado e regional; bonecas de pano; jogos inteligentes; sementes; e doces regionais.

Sobre o projeto

Resultado de uma parceria entre o shopping e um grupo de artesãos locais, o Muxirum Cultural nasceu de conversas entre amigos no espaço “Bulixo”, do SESC Arsenal, em que artistas regionais têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos, que vão desde a arte até a culinária. “O que este projeto propõe é a universalização da cultura cuiabana, por meio de mostras, de forma bastante elaborada, mantendo suas características regionais”, explica Enizete Gomes, que idealizou o projeto junto a Benedito Gomes.

Conforme a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Cíntia Tristão, o nome do projeto foi inspirado no termo Muxirum, que, segundo o linguajar cuiabano, significa um trabalho realizado em grupo, em mutirão. “E é isso que temos aqui. A união de várias pessoas para a realização de um projeto cultural. Um Muxirum Cultural!”, conta a gerente.

Mais informações pelo telefone 3617-4001.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet