Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artesanato

é amanhã!

Apostando no desapego poético e homenagem à Cuiabá, 3° Feirinha da 24 acontece neste sábado

Foto: Rildo Amorim

Apostando no desapego poético e homenagem à Cuiabá, 3° Feirinha da 24 acontece neste sábado
A Feirinha da 24 já ultrapassou o status de comércio: Pode ser considerada um escambo cultural, onde artistas, comerciantes e produtores culturais montam pequenos stands para vender e trocar objetos. Mas, na realidade, o evento tem cunho artístico em todos os aspectos. E nesta terceira edição, que acontece sábado (05), a Feirinha, com seu eterno lema “Desapega!”, traz várias novidades.

Leia mais: Mesmo embaixo de chuva, Feirinha da 24 fez sucesso e ganha edição mensal; Veja fotos
Depois da 2° edição, Feirinha da 24 consolida-se como marco cultural cuiabano; Veja fotos

A primeira destas novidades é o desapego poético. Em um local especificamente reservado para este fim, estará um mural com papéis em branco. Nestes papéis, as pessoas podem “desapegar-se” de poemas, pensamentos, reflexões e mensagens. As palavras ficam no mural, expostas para todos, mas também podem ser levadas para casa. “As pessoas escrevem e se desapegam e outra vem, apega-se a um poema e deixa outro. Assim o mural sempre vai ter novos pensamentos de várias pessoas, anônimas ou não”, disse um dos organizadores da Feirinha, Alexandre Cervi.



Outra novidade são as fotografias que estarão expostas homenageando Cuiabá. O aniversário de 295 anos na cidade será comemorado oficialmente no dia 8 de abril, mas eventos pipocam na cidade desde o dia 3l. A Feirinha, mesmo que sendo independente de secretarias, também presta homenagem à capital mato-grossense com trabalhos fotográficos dos próprios cuiabanos.

Depois do movimento típico da manhã e da tarde, quando a sol se põem, a Feirinha ganha um novo espírito. O Happy Hour, como o da ultima edição, será animado pelo músico Rogê Além, na companhia de Caio Mattoso. Os dois serão acompanhados do gaitista Robson Resner, o baterista Rafael Brandeleiro, o guitarrista Maykonn Sauder e instrumentista Ricardo Neto.

“A Feirinha é uma oportunidade fantástica pra quem quer mostrar a sua arte. Sempre tem gente nova aparecendo e, mesmo assim, sentimo-nos aconchegados lá. Se não fosse pela Feirinha, eu não estaria produzindo nem metade do que estou agora”, disse o ilustrador e designer gráfico André Gorayeb, um dos expositores do evento.

Entenda a Feirinha da 24 – Desapega!



Inicialmente, a Feirinha da 24 foi concebida como algo simples, só para algumas pessoas poderem vender ou trocar o que não lhes era mais útil. No entanto, o interesse do público no evento cresceu e a Feirinha, que seria apenas um pequeno brechó, transformou-se em ponto de encontro e fonte de inspiração.

O nome “Desapega” veio da ideia de tirar tudo o que não tem mais serventia para você em casa e levar para troca ou venda. Mas esta primeira Feirinha foi muito além “dos negócios”: Pessoas sentavam para conversar e tomar chá no “Provanza Aromas e Sabores”, encontravam relíquias que procuravam há muito tempo no Armazém da Creuza ou na Tropical Varandas e Piscinas, enchiam o guarda-roupa de poesia com as camisetas do Ateliê Mary Jay e peças do Studio Crisálida, encontravam arte, mimos, relíquias da literatura e doces em todo o canto.

E aquele esplendor artesanal, um dos pontos fortes da Feirinha da 24, estimulou muitos dos visitantes a procurarem informações para tornarem-se expositores fixos. Se você ainda não captou o clima da Feirinha do Desapega, confira algumas imagens do fotógrafo Rildo Amorim abaixo:

Para curtir o evento no facebook, clique AQUI.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet