Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Cinema Cuiabano

Cineasta cuiabano usa poema de conterrâneo em nova produção

Foto: Reprodução/Ilustração

Começo do vídeo de Thales de Mendonça

Começo do vídeo de Thales de Mendonça

O barulho das ondas é explicado quando a escuridão diminui e a meia-luz mostra um homem no mar. Ao mesmo tempo em que o homem se levanta e sai da água, as palavras “Onde é longe demais no dia dos homens?” aparecem no canto inferior esquerdo da tela.

Logo depois o homem já está correndo – nu.

E assim, correndo, permanece durante os quatro minutos de vídeo, enquanto o poema “Amor”, de Matheus Jacob Barreto, aparece em letras brancas, em diversos locais da tela.

Leia mais: Adão e Eva: A resignificação do vampiro e a sutil mensagem à cultura em “Only lovers Left Alive”
Poeta aos 21: terceiro livro de Matheus Jacob já vai para segunda edição

Na metade do clipe, percebe-se que o homem está correndo atrás de alguém. O poema traz indagações sobre a cabeça, o entendimento, a dor e a existência humanas.

É dessa forma que o produtor cuiabano Thales de Mendonça , colunista do Olhar Conceito às terças, traduz para o audiovisual o poema do conterrâneo Barreto.

Thales estudou filosofia na UFMT e hoje é estudante de cinema e trabalha com edição e criação de roteiros em São Paulo. Ele é também fundador da IHLO Filmes,  segundo ele, "um selo de material independente, que comporta uma série de colaboradores para produção de material." Este vídeo é o primeiro do projeto “Encaixes poéticos”, que busca traduzir poemas de novos escritores para o audiovisual.

O cineasta também escreve, e já teve seu texto traduzido para uma peça do grupo de Teatro de Brinquedo para a montagem "(Há) Literários".  "Depois de ver o potencial da tradução dos poemas pro teatro, consegui traduzir uma sensação que sempre tive de ver poesia em certas cenas de cinema."

Ele conta que quando teve contato com a obra do Matheus, se inspirou para fazer as montagens. O poema "amor", é o primeiro de uma série de cinco vídeos que serão produzidos, todos do mesmo poeta. Para o futuro, Thales pretende transformar alguns trabalhos de Barreto em curtas. 

Matheus Jacob Barreto, poeta-autor do texto desse primeiro vídeo, com 21 anos já escreveu três livros e ganhou dois prêmios nacionais de literatura, além de ter sido comparado a Carlos Drummond de Andrade por um professor da USP. Saiba mais AQUI. 


Veja o vídeo AQUI. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet