Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

ARTE SACRA

História da antiga catedral de Cuiabá vai ser revivida com exposição de objetos antigos

Foto: Reprodução Museu de Arte Sacra

História da antiga catedral de Cuiabá vai ser revivida com exposição de objetos antigos
Três exposições movimentam o Museu de Arte Sacra na ocasião da 11ª Semana Nacional dos Museus – que ocorre entre os dias 13 e 19 de maio. No entanto, no caso deste museu mato-grossense, a abertura será na quarta-feira (15) e se estende até o dia 31 de maio.

A primeira mostra, titulada “Catedral Do Senhor Bom Jesus De Cuiabá: Uma Viagem Ao Passado”, conta um pouco da história da catedral edificada de frente à Praça da República, antes de ser demolida. Já a segunda, “Ilustre Morador: Dom Aquino Corrêa” traz o sacerdote representado em uma tela – entre outros - e por fim a exposição do saudoso artista regional “Clínio Moura” que reúne 15 esculturas de santos em argila.

O relógio da torre ligado ao sino e uma das cruzes que ficava no alto da Catedral antes da demolição, bem como um banco arca, objetos litúrgicos, fotos e imaginárias que se localizavam nela fazem o visitante voltar ao passado. O relógio passou por limpeza e montagem e está disposto em estrutura confeccionada especificamente para acondicionar de forma em que o visitante possa ver seu visor e engrenagens. Ele é composto por um maquinário de ferro, pêndulo e dois pesos laterais, sino em bronze, relógio de ponteiros com vitrais em branco e por fim a placa de identificação da fábrica “Vitalino Michelini/Fabricante Relojoeiro/S. Paulo – Brasil”.

De acordo com assessoria do Museu de Arte Sacra, a Cruz foi “concebida através da arte de fundir e forjar o ferro por ferreiro forjador. A peça em metal fundida em ferro tinha a finalidade de ornamentar o centro das duas torres, dando uma maior beleza e longevidade à peça que ficava na fachada externa da igreja. A cruz possui forma trevolada, feita a quente e a frio, suas partes são unidas através de cravos e rebites, possui um resplendor raionado de cobre”.

Há ainda ícones religiosos em estilo barroco que representam santos da igreja católica.

Serviço:

Exposição “Catedral Do Senhor Bom Jesus De Cuiabá: Uma Viagem Ao Passado”
De 15 a 31 de maio, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Horários: 13h às 19h de segunda à sexta – feira.
Agendamentos escolares pelo (65) 3028-6285  
Endereço: Avenida Clovis Hugney, Praça do Seminário, n° 239, Prédio Seminário N.Sra. da Conceição, 2º Piso, Bairro: Dom Aquino - Cuiabá- MT.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet