Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cinema

ciclo Minnelli

Imagens em Pauta exibe o filme "Paixões sem ferios” nesta terça-feira

Foto: Reprodução

Imagens em Pauta exibe o filme
Fazendo parte do oitavo ano de exibição do projeto “Imagens em Pauta”, o filme “Paixões sem ferios”, de Vincente Minnelli, será exibido nesta terça-feira (01), às 19h, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 16 anos. A entrada é gratuita.

Leia mais: Inscrições abertas para Mostra Internacional de Cinema pelos Animais

O filme começa quando, em um hospital psiquiátrico de prestígio, a tensão entre médicos, funcionários e pacientes cresce a cada dia. O diretor da clínica (Richard Widmark) decide que os internos vão projetar cortinas para a biblioteca, como prática terapêutica. Essa simples idéia acaba despertando a resistência de alguns coordenadores, o entusiasmo de outros e o impedimento por parte do gerente local. Até que ações isoladas entram em choque, e a simples troca de cortinas vira o estopim para que conflitos pessoais e profissionais culminem em um final indesejado.

“Paixões Sem Freios”, realizado dois anos depois do advento do CinemaScope, foi lançado e nunca mais foi visto nem exibido até o seu lançamento recente em DVD. No filme, Minnelli corre o seu olhar sobre o establishment do american way of life dos Estados Unidos dos anos 50, com a sua peculiar destreza em estabelecer uma mise en scène requintada e estilizada. Repleto de estrelas, o longa é um melodrama fascinante no qual o diretor explora, com profundidade, os dramas humanos.

Sobre o diretor

Vincente Minnelli dirigiu musicais divinos, dramas ásperos, comédias sofisticadas e melodramas estilizados, em que sempre utilizou a temática constante da tensão para discutir a arte e a realidade. Nascido Lester Anthony Minnelli, o cineasta começou a carreira artística logo cedo, ao lado dos pais, como ator de espetáculos itinerantes e depois trabalhou como cenarista em Chicago e figurinista em Nova York. Em 1936, estreou na direção teatral, fazendo na Broadway "All home abroad". Em Hollywood, assinou contrato com a Metro Goldwyn Mayer e entre 1942 e 1962 dirigiu 29 filmes.

Em 1944, dirigiu “Agora Seremos Felizes”, quando namorou a estrela Judy Garland, estrela de “O mágico de Oz”. Eles se casaram no ano seguinte e tiveram sua filha única, Liza Minnelli, que se tornou uma estrela do cinema e dos palcos como cantora e atriz, tendo vencido o Oscar pelo filme "Cabaret". Diretor de mais de 30 filmes, ele renovou os musicais norte-americanos e ganhou um Oscar por "Gigi" (1952), além de ter sido indicado por "Um Americano em Paris" (1959).

Próximo filme

Na próxima semana (08), o Imagens em Pauta encerra o ciclo Vincente Minnelli com “Herança da Carne” (EUA, 1959).
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet