Solenidade da 11º Semana dos Museus coloca em evidência arte cuiabana. Telas, fotos e vídeo poderão ser apreciados ate o dia 18 deste mês de maio. A abertura do evento ocorreu nessa segunda-feira (13) e contou com a participação do prefeito Mauro Mendes.
No Araras Eco Lodge visitantes 'enfrentam' sua própria natureza e harmonizam com a fauna e flora
O evento faz parte do calendário nacional programado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram). Apesar da capital cuiabana não contar com muitos espaços, o palco será o Museu do Morro da Caixa d’Água Velha e da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc).
Na abertura o prefeito falou da representação dos Museus para a população. “É conhecendo sua cultura que a pessoa se reconhece como cidadão. Em Cuiabá, onde suas tradições são fortes e enraizadas, o cuiabano pode apreciar sua cultura nesse lugar especial, que é o Morro da Caixa d’Água Velha”, destacou Mauro Mendes.
De acordo com a assessoria de imprensa, durante esse período os visitantes poderão conferir uma programação especial, resultado de uma parceria das secretarias de Turismo, de Cultura e de Cidades, com o tema “Requalificação do Patrimônio Histórico de Cuiabá”.
“Além de conferir telas e esculturas com temas da cultura cuiabana, o visitante também conhece a história da Caixa d’Água, que era responsável em abastecer toda Cuiabá no século XIX”, ressaltou o secretário municipal de Turismo e Cultura, Marcus Fabrício.
A programação no Museu do Morro da Caixa d’Água Velha conta com exposições de telas e fotos e exibição de vídeos ao longo de todos os dias, das 8h às 17h. No período noturno, o museu recebe palestras de autoridades e professores universitários.
No Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), serão feitas exposições, palestras e apresentações artísticas de teatro e capoeira.