Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Um criminoso reincidente em filme do mesmo diretor de "Juventude Transviada", terça no SESC

Foto: Reprodução

Cena do filme

Cena do filme

“Amarga Esperança” é o filme desta terça (15) do Imagens em Pauta, no Sesc Arsenal. A história é de um jovem, Bowie (Farley Granger), fugitivo que quer viver calmamente com a namorada. No entanto, seus companheiros o convencem a praticar uma série de outros crimes, e ele acaba sendo considerado o líder do grupo pelos policiais. 

A obra tem características fortes de seu diretor, Nicholas Ray: personagens desajustados, desconectados da sociedade e angustiados sem saber a razão. A fotografia utiliza-se do contraste entre claro e escuro com intuito psicológico, colocando a noite como tormenta e o nascer do sol como uma espécie de salvação.

Leia mais: Imoralidade, filhos ilegítimos e uma família cheia de segredos no Ciclo Minneli nesta terça

Nicholas Ray nasceu em 1911 nos Estados Unidos, e teve uma infância e adolescência turbulentas. Em 1930 ingressou na Universidade de Chicago, mas não conseguiu terminar. Ray interessou-se, então, pela arquitetura, o que o influenciou bastante na produção de filmes. As cores, o espaço cênico e suas futuras habilidades técnicas com o teatro foram herdeiras dos conhecimentos arquitetônicos. “Amarga Esperança” foi o filme de estreia do diretor, em 1948.

Segundo os críticos de cinema, os personagens das obras de Ray são, na verdade, espelhos de sua própria personalidade. A amargura, solidão, desajuste, e a luta contra um passado opressor somam-se à sensação de inadequação com o sistema, tanto em Ray quanto nos personagens.

O diretor também é muito conhecido pelos recursos técnicos que utilizava em seus filmes, fazendo com que eles não fossem apenas histórias contadas. Dentre seus sucessos estão “Johnny Guitar”, “No Silêncio da Noite” e “Juventude Transviada”.

O Imagens em Pauta está em seu oitavo ano de exibições, e desta vez com o ciclo “Nicholas Ray”. O projeto é realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), o Cineclube Coxiponés e o Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A entrada é gratuita e após a sessão os participantes conversam sobre o filme e são convidados a tomar um cappuccino oferecido pelo SESC. Para o filme “Amarga Esperança”, a classificação indicativa é de 16 anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet