Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Artes plásticas

Elias de Paula ministra curso grátis de desenho e pintura no Palácio da Instrução

Foto: Reprodução

Obra de Elias de Paula

Obra de Elias de Paula

Durante quase todo o mês de junho, 04 a 27, o artista plástico Elias de Paula ministra um curso gratuito de “Desenho e Pintura em Tela”. Voltado aos interessados em arte, seja para os iniciantes que precisam de uma base de sustentação para a prática, ou para os iniciados que queiram agregar mais conhecimento ao seu trabalho. As inscrições são gratuitas e as aulas serão ministradas no Ateliê Livre, do Pavilhão das Artes.

Na primeira etapa Elias enfocará o desenho e suas técnicas, como coordenação motora, textura, simetria, observações, proporções, composição, além de luz e sombra e por fim, a prática do óleo sobre tela. O artista enfoca a necessidade do constante aprendizado, seja em qual for a área de trabalho; “A arte significa técnica em grego. Esse negócio de: Não eu já tenho talento! Mas além de talento tem que ter conhecimento”.

Ligado à cultura indígena, o pernambucano Elias de Paula chegou em Cuiabá há 30 anos e não saiu mais. “Tenho mais tempo em Cuiabá do que na terra que eu nasci. Eu gosto muito de índio e como a cultura predominante daqui é indígena eu fiquei e não consigo mais ir embora. É muito forte a minha ligação”.

Conceituado no Brasil e fora do país, suas telas já foram expostas em várias cidades da Itália, na Alemanha, em Boston, nos Estados Unidos da América, e em várias capitais brasileiras. Atualmente está com uma exposição em Curitiba, no Estado do Paraná, e prepara uma outra para junho, em Cuiabá.

O Ateliê Livre é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), e se localiza no Palácio da Instrução, que fica no Centro, ao lado da igreja Matriz. Mais informações pelo telefone 3613-9230.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet