A tela pintada em aquarela que traz o sacerdote e ex-governador de Mato Grosso, Dom Aquino Corrêa vestido em um roquete, crucifixo dourado e sobre sua cabeça, um solidéu é um das peças que integram a exposição que entra em cartaz nesta quarta-feira (15), dedicada a ele, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.
Esta e mais outras duas mostras – uma dedicada a relatar parte da história da antiga Catedral de Cuiabá e outra em homenagem ao artesão Clínio Moura – integram a programação da ocorrerá a 11ª Semana Nacional dos Museus.
Ampliando a temporada, a exposição segue até o dia 31 de maio. Entre obras e objetos do acervo de Dom Aquino, os visitantes podem conferir a cama pertencente a Dom Aquino, conhecida como “Catre”, talhada em madeira com cavilhas e tecido. Na parte superior possui um suporte utilizado para colocar mosqueteiro.
A história do sacerdote está inteiramente atrelada à do museu, afinal, ao ser consagrado Arcebispo de Cuiabá em 1922, transferiu a residência episcopal para o prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição (que abriga o Museu de Arte Sacra desde a década de 80), onde residiu durante 34 anos o prédio abrigou ainda o Instituto Histórico, Centro de Letras da Província e a redação do Jornal a Cruz. Mesmo com Dom Aquino residindo no prédio, o lugar continuou a ser um estabelecimento de ensino.
Serviço:
Exposição em homenagem a Dom Aquino Corrêa até 31 de maio
No Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, das 13h às 19h de segunda à sexta – feira.
Agendamentos escolares: 3028-6285
Endereço: Avenida Clovis Hugney, Praça do Seminário, n° 239, Prédio Seminário N.Sra. da Conceição, 2º Piso, Bairro: Dom Aquino - Cuiabá- MT.