Olhar Conceito

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Notícias / Política Cultural

Governo do estado registra Folia de Reis como identidade cultural de Mato Grosso

Da Redação - Isabela Mercuri

15 Ago 2014 - 17:04

Foto: Reprodução

Governo do estado registra Folia de Reis como identidade cultural de Mato Grosso
A “Folia de Reis”, festa tradicional da cidade de General Carneiro (360km da capital), foi registrada como espaço para o resgate e consolidação da memória mato-grossense pelo Governo de Mato Grosso.

Leia mais: A Associação de Amigos da Criança com Câncer precisa de voluntários: Ajude!

A festa começou em 1962 e acontece todos os anos, entre 29 de dezembro e 06 de janeiro, reunindo cerca de mil pessoas por dia. Dentro das celebrações estão: procissão, romaria, danças e algumas pessoas fantasiadas em trajes especiais, que representam os personagens tradicionais da festa. As músicas são tocadas com instrumentos típicos da festa: violão,viola, sanfona, zabumba, pandeiro, caixa e reco-reco.

O reconhecimento da “Folia de Reis” como identidade cultural do estado foi um pedido da prefeitura de General Carneiro. O registro para festas, danças, expressões e linguajar, é equivalente ao tombamento, feito no caso de bens materiais (prédios, veículos, monumentos).

De acordo com o Secretário de Cultura de Mato Grosso, Fabiano Prates, o reconhecimento é importante, “a preservação da nossa história expressada nas mais diversas manifestações culturais deve ser Registrada como um patrimônio mato-grossense para mantermos nossas raízes e tradições” diz Prates.

História

A “Folia de Reis” é uma festa católica ligada à comemoração do Natal, onde os foliões celebram os Três Reis Magos. A origem do evento está na Espanha, que difundiu as celebrações pela Europa. De acordo com os registros, no Brasil os festejos foram trazidos pelos colonos portugueses.

A festa ganhou força por volta do século XIX, e acontece em diversas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • lucianoc claudio da silva
    25 Nov 2014 às 11:22

    so nao esquecam que o municipio de Dom Aquino mt tambem foi tombado e as folis de reis virou cultura do estado.

Redes Sociais

Sitevip Internet