Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cinema

filme premiado

Temática LGBT chega ao Imagens em Pauta com "Um estranho no lago"

Foto: Reprodução

Temática LGBT chega ao Imagens em Pauta com
A temática LGBT chega ao Imagens em Pauta com um filme que mistura desejo e medo. Trata-se do “Um estranho no lago” (L'Inconnu du Lac, 2013), de Alain Guiraudie, que será exibido nesta terça-feira (19), às 19 horas, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos. A entrada é gratuita.

Leia mais: Sagacidade e bom humor dão leveza ao tema denso de "Histórias Cruzadas"

Em pleno verão, um lago é usado como praia nudista por vários homens. Eles sentem-se à vontade no local e usam o bosque às margens do lago para ter relações sexuais. Um dos frequentadores mais assíduos é Franck (Pierre Deladonchamps), que um dia faz amizade com Henri (Patrick d'Assumçao), um homem solitário que vai ao lago em busca de paz, sem aparentar interesse pelos homens do local. Com o desenrolar dos dias e as conversas constantes, eles se tornam amigos. Entre os dias que passam e as conversas com Henri, Franck desenvolve uma irresistível e perigosa atração por Michel (Christophe Paou), um novato no lago.

Guiraudie propõe um desafio ao espectador: sentir na pele, vivenciar visceralmente o híbrido de desejo e medo que estimula o protagonista, envolvido em um arriscado jogo por prazer, completamente vulnerável ao risco. De acordo com a assessoria da UFMT, em 2013, “Um estranho no lago” foi exibido no Festival de Cannes, onde recebeu a Queer Palma (prêmio concedido ao melhor filme de temática LGBT) e o prêmio de melhor direção na seção “Un Certain Regard” do Festival.

O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Sobre Alain Guiraudie

O diretor e roteirista Alain Guiraudie nasceu em 15 de julho de 1964. Cresceu em uma família de agricultores e desenvolveu uma paixão desde muito jovem por cultura popular. Em 1990, dirigiu seu primeiro curta-metragem, “Les héros sont immortels”. Influenciado por Georges Battaille e abertamente gay, Guiraudie dirigiu diversos filmes relacionados ao universo LGBT (sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, utilizada para identificar orientações sexuais diferentes da heterossexual, bem como manifestações de identidade de gênero divergentes do sexo designado no nascimento).

Próximo filme

Na próxima semana, o Imagens em Pauta continua o “Ciclo Cinema Francês Recente” com a exibição de “Os belos dias” (França, 2013, 94 minutos), de Marion Vernoux.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet