Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Com cenas de sexo explícito, "Azul é a cor mais quente" ainda gera polêmica

Foto: Reprodução

Com cenas de sexo explícito,
Polêmico, o filme “Azul é a cor mais quente” causou alvoroço entre os cinéfilos. A história começa quando, ao cruzar na rua com Emma, bela moça de cabelos azuis, a adolescente Adèle irá se deparar com desejos novos que farão sua vida mudar radicalmente. O filme será exibido nesta terça-feira, 14 de outubro, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos.

Leia mais: Striptease, sensualidade e mistério marcam sessão do Cineclube Coxiponés

O filme mostra o cotidiano de Adèle (Adèle Exarchopoulos), adolescente francesa que cursa o ensino médio e que, como é próprio à idade, começa a descobrir e vivenciar sua sexualidade. Depois de um rápido envolvimento com um estudante mais velho, Adèle cruza na rua, por acaso, com Emma (Léa Seydux), uma jovem artista plástica que é assumidamente gay. Irresistivelmente atraída por Emma, Adèle fará o possível para estar cada vez mais perto da moça de cabelos azuis. Parte da trama de "Azul" é baseada na história em quadrinhos homônima de Julie Maroh, embora também tenha como inspiração o livro "A Vida de Marianne", de Pierre de Marivaux.

Em uma crítica escrita na Folha de São Paulo, Inácio Araújo disse: “O que há de fascinante neste Azul-Kechiche é a veemência com que o autor, mais uma vez, afirma sua modéstia diante de suas personagens, como lhes permite, e ao mundo que habitam, se manifestarem na tela e irradiarem no espírito dos espectadores. "Azul..." é o filme que mais se destaca neste ano tão fraco, de 2013. Mesmo que fosse um ano forte, seria, ainda assim, um filme especial: desses cujas imagens, aparentemente tão simples, chegam a nossos olhos, encantam, não se deixam esquecer”.

Colecionando polêmicas antes mesmo de ser lançado, “Azul” foi o filme-sensação no Festival de Cannes de 2013, tendo recebido o Prêmio Fipresci (concedido pela crítica internacional) e a Palma de Ouro, que pela primeira vez na história do festival, foi concedido não apenas ao cineasta Abdellatif Kechiche, mas também às protagonistas do filme, Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux.

Sobre a Palma de Ouro para ‘Azul’, Gilles Jacob, presidente do Festival de Cannes, comentou: "O júri desejava entregar o prêmio de interpretação ex æquo [igualmente] para Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, além da Palma de Ouro para o filme. O regimento não permite. O júri então decidiu associar oficialmente as duas atrizes à Palma". Durante a premiação a única Palma de Ouro disponível foi entregue ao diretor do longa. As atrizes receberam o troféu em cerimônia informal realizada em 4 de fevereiro de 2014.

Abdellatif Kechiche nasceu em 07 de dezembro de 1960, em Tunis, na Tunísia. É também ator e roteirista. Fez sua estréia como diretor em 2000 com “A culpa é de Voltaire”. Em 2012, o “Imagens em Pauta” exibiu “À Esquiva”, filme de Kechiche realizado em 2004 e premiado com o César de melhor filme.

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita. O Sesc Arsenal fica na rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet