Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Cineclube Coxiponés

Violência sexual e confusão emocional são temas do filme "O último tango em Paris"

Foto: Reprodução

Violência sexual e confusão emocional são temas do filme
Dando continuidade ao ciclo “Paixões e Intensidades”, o Cineclube Coxiponés exibe nesta quinta-feira (16) o polêmico “O Último Tango em Paris”. O filme alimentou discussões acaloradas na década de 1970 por tratar de um tema que envolve violência sexual e confusão emocional levada a extremos. A polêmica em torno de muitas cenas do filme levou a vários níveis de censura nos países por onde foi exibido e rendeu a Bertolucci e Brando indicações ao Oscar.

Leia maisStriptease, sensualidade e mistério marcam sessão do Cineclube Coxiponés

Sucesso internacional de bilheteria, “O Último Tango em Paris”, de Bernardo Bertolucci, drama erótico franco-italiano levou multidões aos cinemas. O longa-metragem é estrelado por Marlon Brando e Maria Schneider, na época, uma jovem desconhecida atriz francesa cuja carreira ficaria marcada pela participação no filme. De acordo com a assessoria da UFMT, a sessão Coxiponés começa às 19h, na sala Névio Lotufo, nas dependências do cineclube, no Centro Cultural da UFMT.

A história se passa em Paris, onde o personagem Paul (Marlon Brando), americano de meia-idade está em luto pela morte recente da mulher. Ao visitar um imóvel para alugar, ele encontra-se com a jovem Jeannie (Maria Schneider), mulher livre de preconceitos e espírito aventureiro. Os dois passam a usar o local para encontros amorosos, tendo como pacto o silêncio em relação às suas vidas particulares.

O envolvimento do casal, porém, vai-se tornando cada vez mais intenso e Paul rompe o pacto, contando detalhes de sua vida. As confissões e a perda do anonimato causam efeito contrário em Jeannie, que desiludida, rompe o romance com consequências imprevisíveis para o destino dos amantes. Numa das cenas mais comentadas do filme e que entrou para o panteão do cinema mundial, Paul lubrifica partes do corpo de Jeannie com manteiga para um ato de sodomia.

O Último Tango em Paris compõe o ciclo de filmes exibidos em outubro pelo Coxiponés, que relacionam o universo feminino a temas que envolvem o corpo, o sexo e o suspense psicológico. Na semana que vem será exibido “Mônica e o Desejo”, de Ingmar Bergman.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet