Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Moda

oficina de moda

Assistidas pela primeira-dama, 200 meninas do Siminina desfilaram na Musiva nesta segunda

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Assistidas pela primeira-dama, 200 meninas do Siminina desfilaram na Musiva nesta segunda
A tarde da última segunda-feira (03) transformou a Musiva em uma grande passarela. Duzentas meninas de três unidades do projeto Siminina apresentaram ao público o que aprenderam com a “Oficina da Moda”, de Edson Guilherme.

Leia mais: Novembro azul busca quebrar preconceitos e conscientizar os homens sobre o câncer de próstata

“É importante porque as meninas aprenderam boas maneiras, tiveram curso de modelo e manequim, além de instruções de higiene, maquiagem e cabelo. E o que alguém de fora fala tem mais importância do que se a família disser, né?” Comentou a coordenadora do projeto, Rosamaria Carvalho. Ela ainda afirmou que aquele dia seria ímpar na vida das meninas, afinal, “Qual garota nunca sonhou em ser modelo?”.

O projeto Siminina foi criado há 17 anos pela então Primeira-dama Iracy França, mas com o passar dos anos foi abandonado. “Quando a primeira-dama Virgínia Mendes assumiu o projeto, nós visitamos as unidades e estava tudo sucateado, sujo, escuro. Nós reformulamos tudo, organizamos uma semana pedagógica para treinar as professoras, falar de bullying, de abuso, e outras coisas importantes para as garotas”, contou a coordenadora. Ela afirmou também que as meninas receberam tratamento oftalmológico e seis foram diagnosticadas com problemas graves de visão. O próximo passo será implantar cuidados odontológicos.



Uma das meninas que participa do projeto há cerca de um ano, e desfilou nesta segunda, é Yasmin Gonçalves, de cinco anos. Ela mora no Primeiro de Março, e contou que aprendeu muito com o Siminina: “Gosto de brincar, de fazer tudo. Gosto das brincadeiras e dos almoços e cafés da manhã”, afirmou.

A mãe de Yasmin, Mariana de Oliveira, é professora do Siminina há um mês, e contou que foi a irmã mais velha de Yasmin que a incentivou a participar. Ela afirmou o quanto a filha estava feliz de estar na Musiva: “Ela falou pra professora assim ‘olha, eu não venho na aula segunda-feira porque vou desfilar!”. Mariana contou que sua filha se desenvolveu muito com o projeto: “Desenvolveu a fala, a dinâmica, a conversa, e agora ela come verdura!” disse.



Outra aluna, moradora da Chácara dos Pinheiros, é Ana Flávia Saraime, de 11 anos. Ana está no Siminina há quatro anos, e contou como isso mudou sua vida: “Eu comecei a brincar com meus amigos, aprendi a não ser mais tímida”. Sobre o desfile, ela declarou animada: “É a realização de mais um sonho!”.

Convidados

Além das garotas do projeto, estavam no local a Miss Mundo Mato Grosso, Jéssica Fiorenza, a Garota Coxipó, Hosana Marielle e o Mister MT 2015, Kaleb Rios.



Jéssica contou que levou o projeto Siminina para o concurso Miss Mundo Brasil, que aconteceu em Santa Catarina. “Todas as candidatas tem que estar ligadas a algum projeto, e eu levei um vídeo que mostrava o Siminina. Ele é diferente porque é dedicado só para garotas”, contou.

Na plateia, estavam ainda os idosos do Centro de Convivência Padre Firmino. A Coordenadora do Centro, Ivanilde Carvalho, falou da importância do relacionamento entre as crianças e eles: “É importante porque desta forma as crianças aprendem a respeitar os mais velhos desde pequenas”.



Edson Guilherme, que ministrou a oficina para as meninas durante vinte dias, estava muito feliz com o resultado: “É apaixonante, como profissional de moda, poder me doar desta forma aos menos favorecidos. Na verdade eram aulas de amor, e eu mostrei para elas que elas devem amar umas às outras”, disse, “O mais importante que elas aprenderam foi o respeito, limites e independência. Eu me senti muito honrado quando fui convidado pela Primeira Dama Virgínia Mendes, e ela está de parabéns”.



Virgínia chegou ao evento acompanhada do marido, o Prefeito Mauro Mendes, e cumprimentava a todos com um sorriso no rosto. “Este projeto é muito importante, também, porque eleva a auto-estima das meninas. São vários trabalhos feitos para ajudá-las, falamos sobre educação sexual inclusive”, comentou.

Quando o desfile começou de fato, Yasmin e Ana Flávia foram as primeiras a subir e homenagear Virgínia Mendes e Edson Guilherme. Logo depois, uma por uma das meninas entrou na passarela, e sob os comandos de Edson, desfilaram pela primeira vez.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet