Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

da nossa terra

Documentário produzido por mato-grossense é premiado em festival no México

Foto: Reprodução

Documentário produzido por mato-grossense é premiado em festival no México
O documentário “Flor brilhante e as cicatrizes da pedra”, produzido, dirigido e editado pela mato-grossense Jade Rainho foi premiado no Festival Internacional de Cine y Video Indígena (FICVI 2014) que aconteceu em Puebla, no México. O curta-metragem de estreia da documentarista foi ganhador na categoria autonomia indígena.

Leia mais: Filme dirigido por mato-grossense que fala sobre o povo Chiquitano é exibido na TV Brasil

Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra é um realização independente e colaborativa, que conta a história de uma família de rezadores Guarani-Kaiowá que há 40 anos vive violações de direitos ambientais e humanos por causa da mineração em terra indígena.

Realizado em outubro de novembro de 2012 e lançado na internet em outubro de 2013, o documentário já foi exibido na Anistia Internacional em Londres e em Zurique, nos EUA, México, Chile, Argentina, Alemanha, Austrália, Áustria, Venezuela e Equador. Além disso, esteve no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Xingu em São Paulo. Em outubro de 2013 o filme foi indicado no Oaxaca International Film Festival, no México.

O júri do Festival Internacional de Cine y Video Indígena, ao premiar o documentário, afirmou que ele foi vencedor pelo “lirismo e sensibilidade com que a autora nos aproxima da família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que vive na Reserva de Dourados-MS, Brasil”. No documentário, a matriarca de uma família, chamada “Flor Brilhante”, tenta sobreviver e manter seus hábitos e culturas enquanto uma usina de asfalto da região causa diversos problemas e explosões, e explora uma pedra sagrada na área da Aldeia.

Assista ao documentário:

[documentário] Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra from Jade Rainho on Vimeo.


Para mais informações, acesse a Fan Page ou o Site de Jade Rainho.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet