Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

distopia

"Jogos Vorazes: A esperança parte 1" será exibido nos cinemas de todo o Brasil nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Depois de muita espera, os fãs da trilogia “Jogos Vorazes” poderão assistir nesta quarta-feira (19( a primeira parte do último filme. “A Esperança - parte 1” segue com a história de Katniss Everdeen depois de passar por duas edições dos ‘jogos’. A protagonista ganha vida com a atriz Jennifer Lawrence, vencedora do Oscar por sua atuação no filme “O lado bom da vida”. O filme será exibido nos três shoppings de Cuiabá (confira os horários abaixo).

Leia mais: 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa nesta terça no Sesc

“Jogos Vorazes” é uma trilogia de livros escrito pela norte americana Suzanne Collins. A autora inspirou-se na guerra do Vietinã e em reality shows para desenvolver o mundo distópico. Os filmes são considerados fiéis aos livros. Na primeira obra, conhecemos o mundo onde Katniss vive: Uma américa do norte que passou a chamar-se Panem depois de uma grande guerra. Dividida em 12 distritos, o cenário onde as pessoas moram é majoritariamente rural. É comum morte por desnutrição.

O único lugar onde as condições de vidas são boas é na Capital, local onde o governo autoritário mantém uma ditadura em todos os outros distritos. O único a rebelar-se foi o distrito 13, que logo em seguida foi destruído por conta disto. Para que as pessoas não esqueçam da autoridade da Capital, todos os anos são realizados os “jogos vorazes”, onde duas crianças de cada distrito devem ser oferecidas como tributos para lutar até a morte em arenas.

Katniss Everdeen, garota do distrito 12, oferece-se como tributo para salvar a irmã mais nova. Ela e Peeta, garoto do mesmo distrito, seguem para a Capital para os preparativos na arena. Originalmente, os Jogos Vorazes só têm um campeão. Mas Katniss desafia o poder da Capital e ela e Peeta voltam para casa como “amantes”, história que inventaram para seduzir o público e a mídia.

Já no segundo livro, vemos aos poucos as consequências do ato de Katniss na arena. Distritos em todo o país interpretam a ação como um incentivo à rebelião. O presidente Snow, autoritário, quer que a jovem convença o país inteiro que seu comportamento não foi por rebeldia e sim por amor. Quando isto falha, Katniss, Peeta e todos os outros vitorioso têm de voltar à arena para a edição comemorativa dos “Jogos Vorzes”.



Diferentemente dos outros jogos, o terceiro “Massacre quartenário” (como é chamada a edição comemorativa dos jogos) é na verdade um plano dos rebeldes para que o país inteiro comece uma revolução. Os jogos acabam sem nenhum vitorioso, mas sim com símbolos revolucionários. É a partir dai que o terceiro filme começa. Confira a programação dos cinemas para saber como a história continua:

Shopping Goiabeiras: clique AQUI
Shopping Três Américas: Clique AQUI
Shopping Pantanal: Clique AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet