Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

sessões quinzenais

Cuiabá ganha novo Cineclube e promete encontro para cinéfilos ainda em janeiro

Foto: Reprodução / Cinema Cuyabá

Cuiabá ganha novo Cineclube e promete encontro para cinéfilos ainda em janeiro
Apaixonado por cinema, o designer Felipe Martins, de 21 anos, vai realizar no começo de 2015 um de seus sonhos antigos: abrir um Cineclube na capital Mato Grossense. O “Cinema Cuyaba” já começa suas exibições no próximo dia 15 (quinta) e promete trazer dois filmes por mês.

Leia mais:
Star Wars, Cinderela, Os Vingadores 2 e mais: Confira lançamentos da Disney em 2015
Harry Potter, Crônicas de Nárnia, Noiva Cadáver: Confira filmes que fazem uma década em 2015

“A ideia de criar um Cineclube é antiga, surgiu há uns três anos quando eu trabalhava com a marca de camisetas Gag store”, contou Felipe ao Olhar Conceito. A concretização, no entanto, se deu já menos de um mês com o apoio da Use Co-working, onde o designer trabalha atualmente.


Felipe Martins - Idealizador do projeto (Foto: Reprodução / Instagram)

Uma página no Facebook foi criada e em três dias já tinha mais de 400 curtidas: “Todos os que curtiram são de Cuiabá. Tem muita gente interessada por cinema aqui”, diz Felipe. Ele afirma, ainda, que a intenção com o Cineclube é promover um local onde as pessoas possam conversar sobre o filme: “Nos cinemas convencionais é difícil ter espaço para falar. É preciso ficar em silêncio”, completa.

Outro aspecto interessante do projeto é que os filmes exibidos serão escolhidos por meio de votação, tanto na página do Facebook quanto no site (que ainda não está no ar). O post feito no último dia 05 (segunda), pedindo dicas de filmes, já tem quase 50 comentários e 80 curtidas. Dentre os mais pedidos estão “O Fabuloso Destino de Amélie Poulin”, “2001: Uma odisséia no espaço”, “Scarface” e outros.

Felipe afirma que a ideia é exibir filmes “meio-termo”, nem muito cults, nem muito clichê: “Todo extremo é burro, não adiciona em nada”, afirma, “Vamos exibir filmes bons, como o da Amélie que é muito pedido, os filmes do Kubrick, do Woody Allen. Queremos sair da ideia de que filmes bons são só os de Hollywood, mas sem ir muito longe”.

Será exibido um filme a cada quinze dias, sendo duas sessões por mês. O número de participantes é limitado devido ao espaço, e por isso deverá ser feita uma lista de presença antes do evento: “O ideal é que os presentes tenham uma experiência agradável, então não pode ficar muito lotado”, explica o idealizador.

A entrada das sessões é gratuita, e será servida pipoca gratuitamente. Além disso, será sorteada uma camiseta do Mestre Dalma em cada encontro. Após a exibição do filme, a ideia é que as pessoas fiquem para conversar sobre o que acharam: “Mas não é nada obrigatório, se não vira lição de casa”, comenta Felipe.

Ele conta que o projeto mal nasceu e já foi elogiado por grandes nomes do cinema em Cuiabá. Viviane Alencar, cineasta cuiabana, aprovou e gostou da ideia, que também foi bem vista por Paul Domingos, que já ganhou o prêmio Cannes. “Ele tem uma produtora em São Paulo e disse que se surpreendeu com Cuiabá, com o cenário que temos aqui. Tem o Cinemato, que é um festival de cinema, e tem muita gente interessada”.

Serviço

As exibições de filmes vão acontecer no 7° andar do Edifício Goiabeiras Executive Center, na Avenida Lavapés, 212, em frente ao 44° Batalhão. A primeira exibição está marcada para dia 15, mas o horário ainda é incerto (entre 18h e 19h). Para mais informações sobre agenda, os filmes exibidos e outros, acesse a FAN PAGE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet