Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Moda

BIANCA POPPI

Moda é uma linguagem que se manifesta através das tendências

24 Mai 2013 - 14:04

Bianca Poppi - Especial para o Olhar Conceito

Foto: Reprodução

Já num momento mais recente, décadas de 70 e 80, os movimentos hippie e punk foram marcaram ideais

Já num momento mais recente, décadas de 70 e 80, os movimentos hippie e punk foram marcaram ideais

Antes de pensarmos sobre o que está na moda, o que devemos vestir, tendências, ser ou não ser, devemos observar porque o modo de vestir nos representa tanto.

A moda do vestuário antes de tudo é uma linguagem, que a partir de um contexto histórico e sócio-cultural, tem seu significado. Hoje, a moda se caracteriza principalmente pela produção e obsolência acelerada, que se manifesta através das tendências.

Nos primórdios, o homem sentiu a necessidade de se cobrir com algo que lhe protegesse do frio e de elementos externos da natureza. Foi ai que surgiram as primeiras vestimentas, ainda não denominada moda, mas com caráter de suprir as necessidades físicas do homem.

Na Idade Média, as vestimentas tinham a função de diferenciação das classes sociais – os tecidos e as cores, por exemplo, comunicavam a classe social pertencente ao indivíduo, fosse ele membro do clero, nobreza ou proletariado.
Mais pra frente, no período de 1929 – 1945, na 2º Guerra Mundial, houve uma drástica mudança na maneira do vestir e nos materiais que eram usados na confecção de roupas. As mulheres foram para a indústria e devido à crise provocada pela guerra, os materiais eram escassos. Nesse período de recessão, a moda feminina, tem ar de seriedade por influência dos uniformes dos soldados.

Leia a coluna completa clicando aqui!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet