Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Cinema local

'Ele sempre esteve certo' retrata amor entre índio e mulher branca e tem Cuiabá como pano de fundo

Foto: Reprodução / Facebook

Equipe

Equipe

A produção cinematográfica de Mato Grosso ganhou mais um nome para sua história. O curta “Ele sempre esteve certo”, com direção de Luiz Marchetti e fotografia de Paul Domingos, está prestes a ser finalizado e será lançado ainda nos primeiros meses de 2015.

Leia mais:
Super Bowl será exibido no Cinemark Goiabeiras com ingressos a R$50
Programa leva peças de teatro para apresentações em todo o Brasil; Inscreva-se até dia 30!

Agraciados pelo Programa de Apoio à Cultura (PROAC) do governo estadual, a equipe começou o projeto de transformação do conto homônimo ao curta, escrito pela mãe de Marchetti ainda na década de 80. “Tivemos que transformá-lo e reduzi-lo, mas mantivemos os personagens principais e a trama”, comenta o diretor.

A história contada é a de uma família cuiabana que vai visitar a avó no interior. Enquanto as crianças tomam banho de rio, percebem que a terra é de uma aldeia indígena, e fazem amizade com os indígenas. A neta mais velha, Isabel, se apaixona por Raoni, um rapaz indígena interpretado por Tauã Terena.

“É muito delicado como Marchetti coloca o Raoni com a clareza em relação a isso, ele sabe que não tem futuro uma relação com Isabel, que é apenas um amor de verão, mas ela acaba convencendo ele a ir para Cuiabá. É uma decepção que acontece... mas tudo do ponto de vista da garota”, explica Raquel Mützenberg, que interpreta Isabel.

Para a produção do filme, Marchetti contou também com a consultoria de Naine Terena, que pertence ao povo Terena (a mesma etnia de Tauã).

Naine é radialista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela luta contra latifundiários desde que os terena tiveram a aldeia invadida por fazendeiros.

Segundo Marchetti, Naine trouxe todas as informações sobre o povo terena nos dias de hoje para que o filme fosse fiel à cultura. “Não tínhamos a responsabilidade de falar sobre o povo Terena em si, mas foi muito importante ter todas as informações que Naine trouxe”. Foi a radialista, inclusive, que fez a ponte entre Tauã e a produção do filme. Tauã veio de Mato Grosso do Sul, e sua aldeia está localizada no Distrito de Taunay, no município de Aquidauana. Nesta região existem diversas aldeias do Povo Terena, com características distintas, sendo essas as principais informações destacadas para a construção da identidade deste povo no filme.

Sobre a convivência a troca de experiências com Tauã, Raquel afirma “Quem interpreta o Raoni é o Tauã Terena, ele veio de Aquidauana. Ele não é ator, teve algum contato com teatro na infância mas topou viver essa experiência comigo... foi muito intenso gravar com ele, somos muito diferentes e no entanto temos muito em comum. (...) Nos tornamos bons amigos, foi muito gratificante”.


Raquel Mützenberg e Daniela Leite nos bastidores da produção (Foto: Reprodução / Facebook)

Para entender melhor a realidade do filme, a equipe chegou a ficar imersa na locação onde foram gravadas as cenas da aldeia indígena durante um final de semana, em Chapada dos Guimarães, especificamente no Jamacá das Araras e no Quilombo do Alemão. Os próximos passos, agora, são a edição e a escolha da trilha sonora, que segundo o diretor, deve trazer músicas de artistas regionais e também de bandas de fora.

O lançamento está previsto para fevereiro ou março de 2015, mas ainda não há data ou local definido. ‘Ele sempre esteve certo’ terá cerca de 20 minutos de duração e, segundo Marchetti, foi a produção mais barata de sua carreira: “Eu gostaria de agradecer à Secretaria de Estado de Cultura, o apoio da Naine e também da Prefeitura. Ainda que seja um baixo orçamento, é muito bom poder investir na indústria criativa de Mato Grosso”, finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet