Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

maurício de sousa

Criador da "Turma da Mônica" irá contar aventuras de Marechal Rondon em quadrinhos

Foto: Da Assessoria

Criador da
Mônica, Chico Bento, Cebolinha, Cascão, Bidu, Horácio e muitos outros são apenas alguns dos personagens que habitam a infância de brasileiros. O criador, Maurício de Sousa, continua em atividade até os dias de hoje. E o novo personagem de seus próximos quadrinhos é ninguém mais, ninguém menos que o Marechal Rondon.

Leia mais:

Nos 263 anos de Vila Bela, Taques visita o município e promete construção do 'Congódromo'

Os feitos do mato-grossense, patrono das comunicações no Brasil, será relatada em quadrinhos e livros de atividades, que serão posteriormente distribuídos para as escolas da rede pública de Mato Grosso. O projeto é umas das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para comemorar os 150 anos de Rondon.

De acordo com a Gabinete de Comunicação (Gcom-MT), a primeira reunião de trabalho entre o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Leandro Carvalho, e o criador da “Turma da Mônica” foi na sexta-feira (20.03), em São Paulo. A proposta foi bem recebida pelo Instituto Maurício de Sousa, que já possui trabalhos semelhantes com foco em educação e cidadania. “Eles aprovaram a ideia porque compreendem a importância de valorizar o legado de pessoas que contribuíram com a história do Brasil, como Marechal Rondon”.

Entenda o projeto


O projeto consiste em criar e distribuir gratuitamente nas escolas da rede pública livros e gibis que contem “as aventuras” do Marechal de forma leve e divertida, com foco nos alunos com idade entre 06 a 12 anos.

O trabalho inclui material e capacitação para os professores da rede pública, para que os profissionais aprofundem o conhecimento sobre Rondon e utilizem o conteúdo de maneira criativa. A meta é começar a trabalhar o material nas escolas no segundo semestre deste ano.

Carvalho lembra que essa é uma das ações do Governo do Estado entre muitas que estão sendo desenvolvidas para comemorar o aniversário do Patrono das Comunicações. O Diário Oficial do dia 20 de março traz o decreto nº 42, que institui 2015 como o Ano dos 150 Anos de Nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Até 05 de maio de 2016 serão promovidas atividades em alusão à vida e realizações deste importante mato-grossense.

Livro de lendas


Paralelo ao trabalho com quadrinhos sobre Marechal Rondon, o Governo de Mato Grosso também desenvolve, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, o projeto de resgate das lendas mato-grossenses – aquelas histórias fantasiosas que misturam realidade e ficção e são passadas de geração para geração.

Como as lendas fazem parte do patrimônio cultural de Mato Grosso, o Estado vai lançar um livro com as histórias que compõem o imaginário popular dos mato-grossenses. “As lendas estão se perdendo. Queremos registrar e resgatar o hábito de contar histórias de pai para filho”, explica o secretário de Cultura Esporte e Lazer.

Os livros sobre as lendas serão distribuídos nas escolas públicas de Mato Grosso. O projeto está em fase de levantamento de conteúdo e deverá chegar à rede pública de ensino no segundo semestre de 2015, juntamente com o material sobre Rondon.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet