Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

"Juventude": Terceiro filme do ciclo Ingmar Bergman será exibido nesta terça-feira

Foto: Reprodução

Cena do filme

Cena do filme

Depois de “Um barco para a Índia” e “Porto”, o Imagens em Pauta traz para o público mais um filme do diretor Ingmar Bergman: “Juventude” (Sommarlek, 1951, 95 min). A sessão é gratuita e acontece nesta terça-feira (24), no cinema do Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 16 anos.

Leia mais:
Quinto filme da carreira de Ingmar Bergman é exibido no Imagens em Pauta

Em “Juventude” Marie (Maj-Britt Nilsson) é uma bailarina clássica não muito jovem que, ao receber um antigo diário, recorda um verão que passou com Erland (Georg Funkquist), um possessivo tio que vivia numa ilha perto de Estocolmo. Lá, Marie faz amizade com o jovem, Henrik (Birger Malmsten), por quem logo se apaixona. Quando o verão está para terminar, os jovens amantes estão muito envolvidos, mas algo trágico irá acontecer.

“Irregular, tateante, ainda em busca da afirmação de um estilo, "Juventude" é uma espécie de Bergman em estado bruto, pleno de talento e frescor. Não é todo dia que temos oportunidade de presenciar a alvorada de um gênio”. (José Geraldo Couto. Folha de São Paulo, 03/02/2008).

Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988. Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, Bergman recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”).

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.

Imagens em Pauta - ciclo Bergman

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

Próximo filme

Na próxima terça-feira (31), o Imagens em Pauta continua o Ciclo Bergman com a exibição de “Quando as mulheres esperam” (Kvinnors väntan, 1952, 107 min).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet