Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Cólm Tóibín, escritor irlandês, é anunciado na Flip 2015

O premiado escritor, jornalista e crítico literário irlandês Cólm Tóibín, de 59 anos, foi anunciado nesta segunda-feira (23) para a edição 2015 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre os dias 1º e 5 de julho.
Esta será a segunda participação do autor no evento. Na 2ª Flip, em 2004, ele debateu com as escritoras Lídia Jorge (Portugal) e Siri Hutsvedt (Estados Unidos) na mesa "Léxico familiar", sobre "as dores familiares que perpassam" as respectivas obras.

Tóibín – que em 2013 foi finalista do Man Booker Prize com o livro "O testamento de Maria" – é o segundo nome confirmado pela organização na programação principal do evento. Em fevereiro, a Flip havia divulgado que o historiador e escritor brasileiro Boris Fausto participará de uma mesa.

Dentre os livros do irlandês publicados no Brasil, destacam-se os romances "O mestre", "A luz do farol", "Brooklyn" e "O testamento de maria", além da coletânea de contos "Mães e filhos". Na Flip, ele vai lançar o romance "Nora Webster". Todos foram editados pela Companhia das Letras.

Mário de Andrade
A Flip 2015 já havia informado que o autor homenageado será Mário de Andrade. Esta 13ª edição da festa vai manter a gratuidade no show de abertura e nos telões externos.

Também foi mantido o curador, o jornalista e editor Paulo Werneck, 36, continuaria como curador. Ele já havia exercido a função na Flip 2014, que ficou marcada pela forte presença de humoristas e de convidados que não escritores. Sintomaticamente, o evento se encerrou com um manifesto do líder ianonâmi Davi Kopenawa.

Sobre os planos para a próxima Flip, Werneck afirmou, por meio de nota que "em 2014, a Flip se abriu, ao mesmo tempo, para a cidade e para o público que estava fora de Paraty". E antecipou: "Esse é um movimento sem volta. Em 2015, vamos conservar esse espírito livre e afetuoso que é a marca dos grandes momentos de todas as Flips".

A Flip 2015 anunciou ainda a realização, em parceria com o British Council, de um intercâmbio de residências literárias para tradutores do Brasil e do Reino Unido em início de carreira, com até cinco traduções publicadas. O tradutor brasileiro selecionado passará três semanas na Inglaterra, em Norwich.

Além disso, poderá participar de debates e fazer contatos profissionais na London Book Fair, em abril. Por sua vez, o tradutor britânico passará três semanas no Brasil, em Paraty, entre junho e julho.

Recentemente, a organização divulgou a lista de participantes da Flipinha, programação voltada ao público infantil. Dentre os 14 escritores e ilustradores convocados, estão Luiz Ruffato, Diléa Frate e Claudio Fragata.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet