Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Cinco coisas que você precisa saber sobre Windows 10 em versões piratas

Desde o seu anúncio, o Windows 10 tem surpreendido usuários com novidades como chegada da assistente virtual Cortana e de um substituto para o Internet Explorer. Mas, recentemente, a Microsoft chegou a um novo patamar ao confirmar que a atualização do sistema operacional será gratuita mesmo para donos de versões piratas do Windows 7 ou 8. Para entender melhor como o processo de atualização vai funcionar, a Microsoft explica em um tira-dúvidas rápido antes do lançamento oficial.

Por quanto tempo o Windows 10 será gratuito?

A liberação do Windows 10 de forma gratuita não significa que ele será disponibilizado de forma contínua para os usuários. Conforme a Microsoft, a atualização do Windows 10 será gratuita por um (1) ano para usuários do mundo inteiro. Depois desse período, quem decidir aderir ao novo sistema deverá pagar uma licença a ser determinada ou se adaptar às limitações impostas pela fabricante.

"A atualização do Windows 10 será gratuita por 1 (um) ano a todos os usuários do mundo inteiro que fizerem a atualização, desde que tenham o Windows 7, 8 ou 8.1", explica a Microsoft, em nota. “O Windows 10 estará disponível como uma atualização gratuita durante o primeiro ano para dispositivos novos ou já existentes que tenham, atualmente, o Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1”, informa.

Quem pode atualizar para o Windows 10?
Nem todos os sistemas operacionais antigos da Microsoft serão compatíveis com o Windows 10. Para começar, é fundamental que o computador tenha o Windows 7, 8 ou 8.1 instalado, seja ele original ou pirata. Ainda segundo a fabricante, não poderão fazer o update gratuito usuários que possuam as seguintes versões: Windows 7 Enterprise, Windows 8 / 8.1 Enterprise e Windows RT / RT 8.1. Além disso, é necessário garantir que a máquina possua as configurações de hardware necessárias.

Quem tem uma versão pirata do Windows 7 poderá atualizar?

O Windows 7 é a versão mais antiga da plataforma que poderá fazer a atualização para o Windows 10, mesmo na cópia pirata. O acesso à novidade, entretanto, pode ser diferente de acordo com a versão do sistema. Para usuários do Windows 7 RTM, a atualização será feita via mídia ISO (gravação de DVD), já o Windows 7 SP1 (Service Pack 1) também pode fazer a mudança por meio do Windows Update.

A atualização muda a licença de pirata para genuína no Windows 10?
Não. Os usuários terão direito a atualizar o sistema operacional, mas isso não mudará o estado de sua licença. Ou seja, continuará sendo uma "cópia não genuína" e precisará ser ativada com uma licença. “Se um dispositivo foi considerado não-genuíno ou sem licença antes da atualização, esse dispositivo continuará a ser considerado não-genuíno ou sem licença após a atualização”, explica a Microsoft.

Qual limitação o usuário de uma versão pirata terá no Windows 10?
A versão não oficial do Windows, de acordo com especialistas da Microsoft, está sujeita a um maior risco de malware e fraudes, como roubo de dados pessoais e financeiros, e a exposição de informações pessoais do usuário. Além disso, a cópia pirata do sistema operacional poderá apresentar um mau desempenho ou funcionamento inadequado já que não é coberta pelo suporte ou tenha garantias.

É possível que seu computador apresente a mensagem "Esta cópia do Windows não é original" , indicando a falta de atualizações de pacotes de segurança e outros recursos limitados no sistema. Como o update mantém sua cópia do Windows 10 como pirata, o usuário permanecerá com essas e mais restrições (que podem incluir o acesso a Windows Store), mesmo após a atualização. Para garantir a segurança, a forma oficial de regulamentar essa situação é adquirindo uma licença original.

Veja nota completa da Microsoft:
“A oferta de upgrade gratuito para o Windows 10 se aplica a qualificados dispositivos novos e existentes que executam o Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1. Algumas edições são excluídas do upgrade gratuito do consumidor - incluindo o Windows 7 Enterprise, Windows 8 / 8.1 Enterprise e Windows RT / RT 8.1. Clientes do Active Software Assurance em licenciamento por volume têm o benefício para atualizar para o Windows 10 outras ofertas da empresa.

Nós sempre estivemos empenhados em garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível com o Windows. Com o Windows 10, apesar de que PCs não-genuínos podem ser capazes de serem atualizados para o Windows 10, a atualização não mudará o verdadeiro estado da licença.

O Windows não-genuíno não é disseminado pela Microsoft. Ele não é devidamente licenciado ou apoiado pela Microsoft ou um parceiro de confiança. Se um dispositivo foi considerado não-genuíno ou sem licença antes da atualização, esse dispositivo continuará a ser considerado não-genuíno ou sem-licença após a atualização.

De acordo com especialistas do setor, o uso de software pirata, incluindo o Windows não-genuíno, resulta em um maior risco de malware, fraude (roubo de identidade, roubo de cartão de crédito etc), a exposição pública de suas informações pessoais, e um maior risco para o mau desempenho ou mau funcionamento do recurso”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet