Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

lançamento em abril

Vida dos haitianos em Cuiabá vira documentário com foco na festa da Independência do Haiti

Foto: Reprodução

Vida dos haitianos em Cuiabá vira documentário com foco na festa da Independência do Haiti
A vinda dos haitianos para o Brasil e suas vidas em Cuiabá foi inspiração para um documentário produzido exclusivamente por alunos do curso de Radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que será lançado no dia primeiro de abril de 2015.

Leia mais:
"Juventude": Terceiro filme do ciclo Ingmar Bergman será exibido nesta terça-feira
Sesc Arsenal promove mostra do expressionismo no cinema alemão através de nove fimes

A partir da possibilidade de fazer algo ainda como alunos da UFMT, os estudantes partiram da data de independência do Haiti, 18 de novembro, e filmaram a festa dos imigrantes para criar a narrativa da história do filme “Haiti – Fiertè des Nègres”, ou seja Haiti o orgulho dos negros.

Segundo o diretor do filme, Ekesiorosa da Cruz, eles não queriam que o foco do filme fossem as dificuldades: “com essa convivência inicial surgiu a ideia de não falar sobre os problemas que viviam, já que outras reportagens e vídeos já haviam abordado essa temática. Outra coisa foi a própria queixa do haitianos, que no processo de negociação demonstraram um certo incomodo em como eram mostrados nos vídeos, e por isso não queriam mais aparecer”. O resultado foi um filme que mostra as diversões e o estilo de vida dos haitianos em Cuiabá.


Ekesiorosa da Cruz (Keko), diretor do filme (Foto: Reprodução)

Foram cerca de dois meses de filmagem e dez entrevistados para o filme. No entanto, a história gira em torno da vida de quatro personagens. Das quatro horas totais de vídeo bruto sairá um documentário curta metragem, de 15 minutos.

Apesar da escolha em mostrar o lado bom da vida dos haitianos, o diretor afirma que a situação deles não é fácil: “[eles] sofreram muita decepção com a vinda para cá, muitos foram iludidos por coiotes, muitos se arrependeram, deixaram famílias que talvez nunca mais verão (...). Porém existe um lado de superação muito maior, eles se divertem, são felizes com o que já conquistaram, são muito inteligentes e capazes, são fortes e organizados, são um povo admirável. Com essa força eles se superam a cada dia e vão vivendo o Haiti da maneira que podem aqui em Cuiabá”.

O lançamento do filme será no Cineclube Coxiponés da UFMT, no dia primeiro de abril às 19h30. Estarão presentes todos os entrevistados e após a exibição acontecerá um debate sobre o filme e o contexto.

O documentário teve apoio financeiro do programa Pró-Cultura da UFMT, além de parceiros como o Cineclube Coxiponés, a Cafofo Produções e a Enzo Filmes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet