Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Ciclo Bergman: “Quando as mulheres esperam” será exibido no Sesc Arsenal nesta terça-feira

Foto: Reprodução

Ciclo Bergman: “Quando as mulheres esperam” será exibido no Sesc Arsenal nesta terça-feira
O filme “Quando as mulheres esperam” (Kvinnors väntan, 1952, 107 min), de Ingmar Bergman, será a atração desta terça-feira (31), às 19 horas, no Cine Sesc Arsenal. Este é o quarto filme do diretor exibido no Imagens em Pauta. Classificação indicativa: 16 anos. A entrada é gratuita.

Leia mais:
O diretor Ingmar Bergman é foco do nono ciclo do projeto Imagens em Pauta; Saiba mais

A história em “Quando as mulheres esperam” começa quando as esposas dos quatro irmãos Lobelius estão reunidas em uma casa de campo, pela primeira vez em muito tempo. Elas aguardam a chegada dos maridos, que ainda se encontram em Estocolmo. Enquanto esperam, fazem confidências sobre suas vidas em episódios narrados segundo o ponto de vista de cada uma delas.

Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988. Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, Bergman recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”).

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.

Imagens em Pauta

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

Próximo filme

Na próxima terça-feira, 7 de abril, o Imagens em Pauta continua o Ciclo Bergman com a exibição de “Mônica e o desejo” (Sommaren med Monika, 1953, 96 minutos).
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet