Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Hackers russos teriam invadido sistema da Casa Branca

Os sistemas informáticos do Departamento de Estado norte-americano e da Casa Branca teriam sido invadidos por hackers russos, de acordo de uma denúncia feita pela emissora de televisão CNN.

Citando fontes próximas a investigadores, a CNN afirmou que o ataque de novembro contra o sistema do Departamento de Estado serviu de trampolim para o acesso à rede da Casa Branca, na qual os hackers russos obtiveram informações sigilosas sobre compromissos do presidente Barack Obama.

O conselheiro adjunto de Obama para a Segurança, Ben Rhodes, evitou confirmar e comentar as denúncias da CNN, mas reconheceu que as redes são "sempre vulneráveis". "Por isso, a Casa Branca mantém um sistema separado e seguro para guardar informações, além de trabalhar regularmente para prevenir invasões", disse.

Em outubro, a Casa Branca tinha notado atividades suspeitas no sistema. Agentes do FBI, do serviço secreto e da inteligência norte-americana estão investigando o caso, considerado um dos episódios de violações mais importantes da história do governo dos EUA.

A invasão teria sido feita por computadores em diversas partes do mundo, técnica usada por hackers para evitar o rastreamento de dados. Os investigadores, no entanto, dizem ter elementos que apontam para o envolvimento de hackers que trabalham para o governo russo. O Kremlin, por sua vez, reagiu às acusações norte-americanas.

"Não sei quais fontes disseram isso, mas sabemos que culpar a Rússia já virou um esporte", afirmou Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet