Olhar Conceito

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Notícias / Cinema

Documentário feito por aluno da UFMT homenageia Cuiabá mostrando realidade do Cururu e Siriri

Da Redação - Stéfanie Medeiros

13 Abr 2015 - 09:15

Foto: Rafael Irineu

Documentário feito por aluno da UFMT homenageia Cuiabá mostrando realidade do Cururu e Siriri
Na semana do aniversário de Cuiabá, vimos diversas homenagens aos 296 anos do local. Eventos grandiosos, peças rememorando a história regional e mais de 90 eventos. Mas uma das homenagens, feita de forma mais humilde, mas com extremo cuidado, mostra um lado mais tradicional da cidade e está disponível para qualquer um, a qualquer momento.

Leia mais:

Peça "Cuiabá dos meus amores" conquista o público com produção elaborada e pitadas de humor

Trata-se do documentário "Cururu e Siriri - Tradição no Coração", realizado pelo fotógrafo e acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rafael Irineu. O vídeo de nove minutos está disponível no youtube e retoma as danças folclóricas Cururu e Siriri.

O título do documentário é uma referência ao nome do grupo, ‘’Grupo de Siriri e Cururu Coração Tradição Franciscano’’. Nas entrevistas, somos levados através dos relatos pela tradição que os pais tinham de passar o conhecimento da música e dança para os seus filhos.

Um dos remanescentes das danças folclóricas de Mato Grosso, o músico Benedito Nunes, participa do documentário e relata a sua história juntamente às práticas culturais do Estado. "É uma emoção muito grande, por lembrar o meu pai falecido, que me ensinou a tocar. Ele tocava nas festas dos pais dele. Eu era criança, mas sempre o acompanhava”, contou Nunes através da assessoria. Ele herdou a cultura do Cururu e do Siriri juntamente com o irmão.

O vídeo também aborda a realidade atual do Cururu e Siriri, dos grupos de danças e de como são realizados os eventos. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet