Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

cultura milenar

Cultura milenar chinesa é tema de palestra na Nova Acrópole Cuiabá nesta quinta-feira

Foto: Reprodução/ilustração

Cultura milenar chinesa é tema de palestra na Nova Acrópole Cuiabá nesta quinta-feira
 A cultura chinesa é sempre muito explorada nos segmentos artístico, medicinal, religioso e filosófico, e enxergando todo esse potencial de aprendizado a Nova Acrópole Cuiabá, convida aqueles que querem apreciar um pouco mais da cultura, religião e da política deste povo tão singular para a palestra “Sabedoria da China Milenar” nesta quinta-feira (16), a partir das 19h30, que resgatará alguns conceitos que podem ser incorporados ao cotidiano da vida atual. O evento é uma mostra do curso de filosofia e a entrada é franca.

Leia mais:
Senta que lá vem contos: SESC Arsenal apresenta Minimaratona de histórias

Este encontro deverá abordar os principais períodos da China antiga sobre o olhar das três principais religiões: Budismo, Taoísmo e Confucionismo, com propósito de mostrar que em essência todas falam da mesma coisa. “O homem em busca do caminho do meio, a simplicidade como forma de unir-se a Deus e a busca de respostas na natureza”, explica a professora de filosofia, Aline Almeida.

Segundo a professora, o foco central da palestra será mostrar o pensamento de um dos principais filósofos da história da China: Confúcio, que não via distinção entre a religião, filosofia e política. ““Quando vires um homem de valor, procura equiparar-te a ele. Quando vires um homem sem valor, examina a ti mesmo”, dizia uma de suas frases mais célebres.

Para Confúcio, antes de servir a Deus o homem deveria servir ao próprio homem, por isso a política deveria ser um exercício da virtude por meio do exemplo. “Se os líderes forem corteses, seu povo não ousará ser desrespeitoso. Se os líderes forem justos, o povo não ousará ser intratável. Se os líderes forem confiáveis, o povo não ousará ser desonesto”.

Confúcio deixou o ‘confucionismo’ como um grande legado para a Ásia Oriental, sendo, mais tarde, trazido para o Ocidente. Ele nasceu em um período em que a China estava em meio a conflitos sociais e políticos, perdendo cada vez mais seus valores morais e relegando a população a uma situação caótica. Entretanto, por meio de um trabalho político, foi capaz de melhorar a situação do seu entorno, o que atraiu a atenção das regiões vizinhas.
Decepcionado com a corrupção dos governantes, Confúcio dedicou sua vida a busca da fraternidade e da justiça. Desta forma, deixou ao cenário político o legado da doutrina de virtudes e princípios morais, ensinando a todos por onde passava. “Eu devo indistintamente a todos os homens, porque considero a quantos povoam a terra como membros de uma só e mesma família, na qual tenho a sagrada missão de instrutor”.

A Escola de Filosofia Nova Acrópole está localizada na Rua Mané Garrincha, 82, Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller). Mais informações pelo fone: (65) 9993 2221 ou no facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet