Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

ufmt

Professor lança livro sobre feitos de Couto Magalhães nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Professor lança livro sobre feitos de Couto Magalhães nesta segunda-feira
O lançamento do livro “Um Homem, um Rio: Couto de Magalhães e o Araguaia: uma História Ambiental”, de Carcius Azevedo dos Santos, acontece nesta segunda-feira (27), às 19h30, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na ocasião, haverá também uma palestra onde o autor abordará as relações estabelcidas entre o homem e a natureza, na região que margeia o rio Araguaia, entre Mato Grosso, Tocantis e Goiás, utilizando como base informações acerca da realidade socioambiental da região.

Leia mais:
Nova Acrópole Cuiabá oferece aula inaugural do curso de Filosofia Prática

De acordo com a assessoria da UMFT, para produzir o livro, o autor utilizou-se de registros de natruralistas, exploradores, navegadores e pesquisadores que desbravaram aquele território. Entre eles, destaca-se Couto de Magalhães, uma personalidade que exerceu forte influência nas políticas do Brasil Imperial, sendo o principal responsável pela efetivação da navegação a vapor no rio Araguaia, que durou de 1868 a 1888.

Carcius Azevedo dos Santos é mestre em históra pela Universidade de Brasília e ativista social há mais de 30 anos, dos quais mais de 20 na área socioambiental. Foi professor e diretor de escola pública, coordenou o Projeto de Gestão Ambiental Rural e Amazônia sem Fogo, do Minsitério do Meio Ambiente, atuou em vários projetos da sociedade civil, como o Instituto Sociedade, População e Natureza. Atualmente está como Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Dsitrito Federal.

Serviço

Lançamento de “Um Homem, um Rio: Couto de Magalhães e o Araguaia: uma História Ambiental”
Data: Segunda-feira (27)
Horário: 19h30
Local: Auditório 2 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet