Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Tamagotchi, bichinho virtual mania nos anos 90, chega ao Apple Watch

O Tamagotchi, o bichinho virtual que virou mania nos anos 90, foi repaginado e chegou aos relógios inteligentes da Apple. A empresa de tecnologia japonesa Bandai Namco lançou uma adaptação do aplicativo para Apple Watch nesta segunda-feira (27).

Mania entre as crianças, o Tamagotchi “vivia” dentro de um aparelhinho, cuja venda girou em torno de 80 milhões de unidades em todo o mundo, afirma a Bandai. O bichinho virtual gerou sucessores, como o Pou, de aplicativo de mesmo nome, um dos mais baixados do Brasil em 2014. A lógica é a mesma: os “donos” têm de dedicar cuidados a eles: alimentá-los, higienizá-los, diverti-los e até levá-los ao banheiro.

Responsável por levar o bichinho para iPhone e iPad, o aplicativo “Tamagotchi Classic” recebeu uma atualização para rodar no primeiro computador vestível da Apple. O relógio começou a ser vendido na última sexta-feira (24) em nove países do mundo, como Estados Unidos, China e Japão – ainda não há previsão para chegar ao Brasil.

Com a adaptação, é possível cuidar do Tamagotchi sem tirar o celular do bolso. “Se o seu Tamagotchi chamar você, isso aparecerá no seu Apple Watch”. O app é pago e custa US$ 1. Como os smartphones em que roda o app são muito mais potentes do que os antigos aparelhos do Tamagotchi, é possível escolher o modo de exibição.

Se a opção for o “Toy Mode”, o bichinho virtual será mostrado em sua versão clássica. Caso o “App Mode” for o escolhido, ele será colorido. É possível mudar entre um e outro.

Como funciona

Diferentemente dos concorrentes, o Apple Watch tem um botão rotativo, como de relógios comuns, que permite acessar aplicativos. O botão adquire diferentes funções conforme o aplicativo. Por exemplo: no de mapas, dá zoom; no de mensagens, rola as publicações para baixo ou para cima.

Ao pressionar o botão, o Apple Watch volta para a tela inicial, que apresenta apps e funções em pequenos círculos. A tela ainda é sensível ao toque, e o usuário pode acessá-la como faz no iPhone tradicional. Ela também sente diferenças de pressão, que pode dar acesso diferenciado e contextual a controles diferentes.

O relógio pode ser equipado com seis diferentes pulseiras que podem facilmente ser trocadas pelo usuário. Isso permite que o relógio seja "diferente" dependendo da ocasião. A bateria é recarregada por meio de um conector magnético que se conecta na parte inferior do relógio.

Ao pressionar a tela com o relógio sendo mostrado com força, o usuário pode escolher uma centena de opções de visuais para ver as horas. Há deste um ponteiro com o Mickey até um que mostra a imagem da Terra e onde o usuário está. No mesmo modo, é possível mostrar a Lua e a posição dos planetas no Sistema Solar em tempo real. O usuário pode ainda escolher o que ele quer que o aparelho mostre ao lado das horas.

O relógio ainda permite ver calendário e compromissos, podendo aceitá-los ou não. Ao receber uma mensagem, o Apple Watch entende o que está escrito e oferece respostas curtas para o usuário responder rapidamente. Ainda é possível mandar uma mensagem de voz ou um emoji animado criado pela Apple.

A Siri, assistente digital da Apple, está presente no relógio inteligente. O usuário pode perguntar sobre filmes e locais para jantar e a Siri responde ao usuário. As fotos que estão no iCloud ou no iPhone podem ser visualizadas no Watch e podem ser usadas como papel de parede.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet