Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Artesanato

resgate cultural

Meninas do Projeto Simina expõe trabalhos artísticos em comemoração ao mês de aniversário de Cuiabá

Foto: Tcheló Figueiredo / Prefeitura de Cuiabá

Meninas do Projeto Simina expõe trabalhos artísticos em comemoração ao mês de aniversário de Cuiabá
Abril está acabando, mas as comemorações do mês de aniversário de Cuiabá ainda estão sendo realizadas por toda a cidade, nesta terça-feira (28) é a vez das meninas do programa Siminina mostrarem seus trabalhos artísticos para a população em exposição que acontece no Auditório da Secretaria de Assistência Social.

Leia mais:
Museu Histórico de Mato Grosso abre concurso de vídeos com temática sustentável

Com o objetivo de resgatar a cultura cuiabana as meninas do projeto Siminina produziram durante todo o mês de abril desenhos, pinturas, mosaicos, maquetes, poemas e poesias. A exposição revela a aptidão de muitas delas para as atividades artesanais, e também a criatividade nos trabalhos manuais.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosamaria Carvalho, para o desenvolvimento dos trabalhos houve uma extensa pesquisa sobre o tema antes de colocar a mão na massa.

“O projeto envolveu vários âmbitos artísticos e as atividades foram desenvolvidas com todas as 900 meninas atendidas no programa. A ideia é não deixar as meninas perderem essa nossa cultura que é tão bonita”, explicou.

Quem for à exposição, poderá ver, por exemplo, uma viola de cocho que foi desenhada com grãos de feijão e arroz, enquanto papeis picados e rolos de papel higiênicos, que iriam para o lixo, se tornaram um mosaico com a imagem de um senhor e várias flores para embelezar a igreja de São Benedito.

“Nem eu sabia que desenhava bem e que tinha habilidade de cortar e pintar certinho do jeito que você está vendo aqui. Sempre desenhei só por desenhar, mas quando a tia disse que íamos expor, eu caprichei e acho que ficou bonito. Agora acho que quero ser artista”, afirma Mirelle Araújo, 12 anos.

Na área do poema e poesia, por exemplo, as meninas estudaram sobre os escritores de Cuiabá e suas obras para que pudessem subsidiar a produção do seu próprio poema sobre a Capital. Assim também aconteceu nas áreas de artes plásticas, patrimônio histórico e culinária cuiabana.

“No programa, as meninas aprenderam a socar o pilão para fazer farofa, fizeram Maria Isabel e tudo pode ser encontrado aqui. Assim como os quadros dos pintores cuiabanos que elas reproduziram. Foi um importante projeto, pois incentivou as meninas a descobrirem o seu lado artista”, concluiu.

Para Ellen Vitória, 11 anos, moradora do bairro Pedra 90, o projeto artístico lhe ensinou um pouco mais sobre a história da Capital, além de aproximá-la das colegas,visto que os trabalhos foram realizados em grupo.

“Eu sempre fui ao programa de manhã e não conhecia as meninas da tarde e agora conheço. Acho que isso é importante, pois nos ensinou a dividir o lápis, papel e tinta. Todo mundo se ajudou e cada uma fez um pouco para estar aqui”, disse.

O Siminina é coordenado diretamente pela primeira-dama, Virginia Mendes, e está presente em 15 bairros e no Distrito da Guia sendo considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes em Cuiabá.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet