Olhar Conceito

Sábado, 14 de dezembro de 2019

Notícias / Cinema

Cineclube Coxiponés abre período de inscrições para 14ª Mostra de Audiovisual Universitário – América Latina

Da Redação - Naiara Leonor

07 Mai 2015 - 09:21

Foto: Divulgação

Cineclube Coxiponés abre período de inscrições para 14ª Mostra de Audiovisual Universitário – América Latina
Estão abertas as inscrições para participar da 14ª Mostra de Audiovisual Universitário – América Latina (MAUAL), evento organizado pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os interessados têm até o dia 31 de julho para se inscreverem no evento que acontecerá de 9 a 13 de novembro, no Teatro Universitário, campus Cuiabá.

Leia mais:
Adolescente mato-grossense de 15 anos ganha prêmio nacional com projeto “robô espião”

Neste ano (2015) a mostra tem várias novidades, além da exibição competitiva de filmes, dos seminários, painéis e oficinas que já são consagrados na Mostra Universitária da UFMT, o evento trará sessões itinerantes que percorrerá escolas públicas de Cuiabá, e também irá reabrir as ações de audiovisual no Teatro Universitário com a execução do evento no local.

Outra novidade é a premiação, que conta com o patrocínio do Banco da Amazônia. Segundo o coordenador do evento e supervisor do Cineclube Coxiponés, professor Moacir Francisco Barros, desde o ano passado, a MAUAL tem ampliado a participação para os países da América Latina de língua espanhola, buscando o intercâmbio cultural com outras universidades. “Ampliamos a mostra tornando-a latino-americana, o que nos trouxe muitos frutos e, sobretudo, um intercâmbio de produções com os países da América Latina, aliando cinema ao movimento de transformação social”, afirma Moacir Francisco.

Ele destaca ainda o esforço da UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), para produzir eventos e ações culturais gratuitas para a sociedade. “Ao longo desses 14 anos de existência, fomos aprendendo, redescobrindo coisas e, acima disso, buscando oferecer sempre o melhor para os interessados em audiovisual. Mesmo com poucos recursos, mantivemos a periodicidade sempre primando por trazer ao estudante oportunidades de exibição do seu filme e de novos conhecimentos sobre audiovisual“, comenta o professor Moacir Francisco.

A Mostra de Audiovisual Universitário tem como meta o desenvolvimento de ações que promovam o amplo debate do fazer e do consumo de audiovisual, abrindo o diálogo tanto com estudantes, principalmente das áreas de Comunicação e Artes, como com a comunidade interna em geral e a comunidade externa à UFMT.

Ao longo dos anos, vários painéis, seminários, oficinas e mostras diversificadas foram oferecidas como forma de suscitar debates e estimular a prática do audiovisual. Muitos dos jovens realizadores e produtores que participaram de edições da Mostra de Audiovisual Universitário da UFMT hoje se encontram em atividade em Mato Grosso, qualificando o mercado regional de audiovisual. “Isso é o que nos gratifica e nos serve como referência para que nossas ações avancem cada vez mais”, declara Caroline Araújo, produtora executiva da 14ª Mostra de Audiovisual Universitário.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede do Cineclube, no Centro Cultural da UFMT, via sedex ou online. Todas as informações estão contidas na página oficial do evento e também podem ser recebidas pelo telefone (65) 3615- 8349 ou pelo endereço eletrônicocinecoxipones@gmail.com.

Cineclube Coxiponés

O Cineclube Coxiponés encontra-se em atividade desde 1977, sendo a mais antiga e ativa instituição ligada ao audiovisual em Mato Grosso. Há 14 anos ininterruptos realiza a Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT, hoje a única vitrine no Estado para a exibição de filmes universitários brasileiros e latino-americanos. O evento vem se consolidando como espaço democrático e provocativo que proporciona, além da exibição, o debate com os realizadores e a troca de informações sobre o fazer audiovisual entre estudantes e o público participante. Desde sua primeira edição foram exibidos mais de 800 filmes oriundos dos 26 Estados e Distrito Federal. Ao longo dos anos, as exibições se refletiram no incremento da produção regional de audiovisual com a crescente participação de realizadores mato-grossenses.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet