Olhar Conceito

Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Notícias / Cinema

Adrian Piper é a grande vencedora da 56ª Bienal de Veneza, que premiou também coletivo da Síria

O Globo

09 Mai 2015 - 21:13

A americana Adrian Piper levou o Leão de Ouro, prêmio mais importante da 56ª Bienal de Veneza, entregue na tarde deste sábado, 9. O trabalho "The probable trust registry: The rules of the game #1–3" foi escolhido pelo júri internacional pelo conceito de "subjetividade de si mesma". O Leão de Ouro na categoria mostra nacional ficou para o pavilhão que representa a Armênia.

O Leão de Prata ficou com o coreano Im Heung-Soon, pelo vídeo "Factory complex", que fala sobre as condições de trabalho precárias de mulheres na Ásia. O júri também deu três menções honrosas a participantes da mostra "All the world's future". Além de Harun Farocki, que representou a Alemanha, e Massinissa Selmani, da Argélia, houve destaque para o coletivo sírio Abounaddara, fundado em 2010, que documentou a situação política do conflito naquele país.

Na entrega dos troféus, a organização da Bienal de Veneza, cujos integrantes vêm de países como Estados Unidos, Áustria, Itália e Índia, e ressaltou, em seu site, que este ano houve uma "sensibilidade particular sobre as urgências geopolíticas".

Uma das polêmicas na mostra foi a instalação do suíço-islandês Christoph Büchel. Ele transformou uma antiga igreja católica em uma mesquita, que tem recebido a visita da população muçulmana de Veneza. Autoridades cogitaram interditar a obra por medo de conflitos com os islâmicos no local. Entretanto a instalação permanece aberta.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet