Olhar Conceito

Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Notícias / Cinema

Ingmar Bergman: Filme que fala sobre sua relação com o pai, 'Morangos Silvestres' será exibido nesta terça

Da Redação - Isabela Mercuri

12 Mai 2015 - 12:39

Foto: Reprodução

Ingmar Bergman: Filme que fala sobre sua relação com o pai, 'Morangos Silvestres' será exibido nesta terça
Dois meses após o início do Ciclo “Ingmar Bergman”, o nono do projeto ‘Imagens em Pauta’, nesta terça-feira (12), o filme exibido será ‘Morangos Silvestres’, de 1957. Às 19h30, no cinema do Sesc Arsenal, os espectadores poderão assistir a um dos maiores sucessos do cineasta sueco.

Leia mais:
Primeiro grande sucesso internacional de Bergman será exibido em Cuiabá nesta terça-feira
Ingmar Bergman: "Noites de Circo" é atração do Imagens em Pauta nesta terça-feira

Considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes já produzidos, ‘Morangos Silvetres’ conta a história de um professor de medicina, Isak Borg, que viaja para Lund para receber o grau honorário na Universidade da cidade. Durante o caminho, ele e sua nora Marianne conhecem diversas pessoas, que vão montando histórias paralelas à narrativa.

Bergman fez o filme aos 39 anos, idade de Evald (filho do personagem principal, Isak Borg). Em seu livro ‘Imagens’, lançado em 1990, o cineasta confessa que que estava “implorando a seus pais que o vissem, o compreendessem e, se possível, o perdoassem” por meio de Morangos Silvestres. “Eu criara uma personagem (a de Isak Borg) que se assemelhava a meu pai, mas que no fundo era eu, inteiramente. Eu com 37 anos, privado de relações humanas, com necessidade de me impor, introvertido, e não apenas relativamente, mas sim bastante fracassado. Apesar dos sucessos, de ser bom profissional, cumpridor e disciplinado. Procurava meu pai e minha mãe, mas não podia encontrá-los”, afirma no livro.

Feito um ano após o famoso ‘Sétimo Selo’, Morangos Silvestres faz parte da fase mais madura de Bergman, que começou seus filmes em 1944 e os fez até 2003, apenas quatro anos antes de sua morte.

Imagens em Pauta

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet